
O programa 'A Hora dos SuperQuinas', promovido pela FPF, recebeu o 3º prémio na categoria Melhor Iniciativa de Educação na edição de 2025 dos UEFA Grassroots Awards, cuja cerimónia decorreu na Polónia.
Segundo a FPF, trata-se de um "reconhecimento europeu" ao programa de âmbito nacional "que, desde a sua criação, tem vindo a assumir um papel fundamental na resposta à pandemia silenciosa da inatividade física, do sedentarismo e da falta de competência motora nas crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico". Segundo dados da FPF, o programa está implementado em 302 municípios, com 1.371 escolas envolvidas e mais de 2 mil professores de Educação Física, contando com a "participação direta de mais de 75 mil crianças em todo o país".
"A escola é, indiscutivelmente, um local privilegiado para o ensino, o incentivo e o desenvolvimento de valores e comportamentos saudáveis. Foi neste contexto que nasceu a 'Hora dos SuperQuinas', um programa que decorre no âmbito das atividades não letivas e de enriquecimento curricular das escolas do 1º Ciclo, e que pretende promover a aquisição de estilos de vida ativos e a melhoria da literacia motora através da participação em atividades físicas e desportivas significativas, prazerosas e divertidas", refere nota da FPF, acrescentando: "A distinção da UEFA reforça o valor e a relevância do trabalho desenvolvido, e reconhece a 'Hora dos SuperQuinas' como uma iniciativa educativa de excelência, com impacto direto na saúde, bem-estar e desenvolvimento integral das crianças portuguesas."