Pedro Proença, atual presidente da Liga de Clubes e candidato à liderança da Federação Portuguesa de Futebol, propôs o nome de Luciano Gonçalves, líder máximo da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), para presidir o Conselho de Arbitragem. O projeto reúne, ainda, a participação de oito antigos árbitros, responsáveis por promover o setor.

Artur Soares Dias, Duarte Gomes, Lucílio Batista (atual dirigente do Conselho de Arbitragem da FPF), Pedro Henriques, André Campos, Tiago Trigo, Gustavo Sousa e António Cardoso são os nomes apontados, revelou Proença, este domingo, à Lusa.

Entre múltiplas intenções, o projeto procura a criação de uma entidade externa para a gestão da arbitragem profissional, o reforço do investimento na videoarbitragem, a valorização da carreira dos árbitros, a promoção do recrutamento e da retenção, bem como a conceção do cargo de diretor nacional de arbitragem.

Recorde-se que Pedro Proença concorre com Nuno Lobo à sucessão de Fernando Gomes. De realçar que o respetivo ato eleitoral está agendado para o dia 14 de fevereiro de 2025.