O presidente da CONMEBOL anunciou fará uma proposta para que a FIFA aumente o número de equipas que disputam o Mundial para 64 seleções.

Alejandro Dominguez, presidente da CONMEBOL, anunciou que fará uma proposta junto da FIFA para que o Mundial de 2030 seja disputado por 64 equipas. Com 32 participantes desde 1998, o torneio terá 48 equipas a partir da edição de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.

A ideia de Alejandro Domínguez é a de que o Mundial que assinala o centenário da competição seja um torneio festivo, com número de participantes ainda maior, de maneira excepcional. Esta edição também irá começar na América de Sul de maneira a celebrar o centenário da primeira edição da competição que foi disputada no Uruguai.

«Estamos convencidos de que a celebração do centenário será algo único, porque só uma vez se completam 100 anos. E por isso estamos a propor, por uma única vez, realizar este aniversário com 64 equipas, em três continentes simultâneos. Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência mundial, e para que ninguém neste planeta fique de fora desta festa que, embora se jogue em todo o lado, é a nossa festa», explicou o dirigente da CONMEBOL.