
O Feirense venceu este sábado no reduto do Penafiel, por 2-1, a partir de uma reviravolta no marcador, efetivada nos minutos finais da primeira parte, em jogo da 30.ª jornada da 2.ª Liga.
Depois de se verem em vantagem por Reko, aos 25 minutos de jogo, os 'rubro-negros' foram novamente incapazes de manter o resultado, permitindo aos visitantes marcarem por Cristian Ponde, aos 44, e Leandro Antunes, de grande penalidade, aos 45+8.
Com este desfecho, o conjunto de Santa Maria da Feira subiu provisoriamente ao sexto lugar, com 45 pontos, a três do terceiro, que dá acesso ao play-off de subida de divisão e é ocupado pelo Alverca, que ainda não jogou na presente ronda.
Por sua vez, os penafidelenses, a passar pela pior fase da temporada, registam agora cinco derrotas consecutivas e mantêm, por agora, o nono lugar e os 43 pontos.
Num encontro entre duas formações que aspiravam, com um resultado positivo, a entrar na já difícil discussão pela promoção, os anfitriões até entraram melhor e inauguraram o marcador, à passagem do minuto 25, num grande remate cruzado de Reko, à entrada da área, sem hipóteses para Cañizares.
Perante a desvantagem, a equipa de Vítor Martins foi crescendo gradualmente na partida e o tento do empate acabaria por surgir aos 44, numa excelente jogada pelo corredor direito, que culminou com o cruzamento de Leandro Antunes e a simples finalização de Ponde, à 'boca' da baliza.
Ainda antes de recolher aos balneários, ao oitavo minuto de compensação, o Feirense consumou a 'remontada', a partir de um penálti bem convertido por Leandro Antunes, após o árbitro Gonçalo Neves ter identificado uma mão de Rúben Pereira no interior da área dos caseiros.
No lance em que causou maior perigo ao longo de toda a segunda metade, o Penafiel ainda enviou uma bola à barra, através de um cabeceamento de André Silva, na sequência de um pontapé de canto, aos 63.
Porém, João Miguel viu o cartão vermelho direto, seis minutos depois, por impedir a progressão de Ponde, que se encaminhava para a baliza, de forma isolada, o que impediu os penafidelenses de conseguirem, depois, outro tipo de disputa até final.
Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel - Feirense, 1-2.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
1-0, Reko, 25 minutos.
1-1, Cristian Ponde, 44
1-2, Leandro Antunes, 45+8 (grande penalidade).
Equipas:
Penafiel: Filipe Ferreira, Miguel Maga, Rúben Pereira (Hélder Suker, 64), João Miguel, Gustavo Fernandes, Reko (Chico Teixeira, 85), Ewerton (Sodiq Fatai, 64), Tiago Rodrigues, André Silva, Pedro Vieira (Bruno Pereira, 46) e Zé Leite (Diogo Brito, 86).
(Suplentes: Miguel Oliveira, Gonçalo Negrão, Diogo Brito, Bruno Pereira, Diogo Batista, Edu Pinheiro, Sodiq Fatai, Hélder Suker e Chico Teixeira).
Treinador: Hélder Cristóvão.
Feirense: Lucas Cañizares, Cristian Tassano, Emanuel Fernandes, Filipe Almeida, Diga (Steven Petkov, 81), Carlos Rentería, Jorge Pereira (Zé Ricardo, 66), Washington, Rúben Alves (José Macedo, 82), Leandro Antunes (Olamide Shodipo, 89) e Cristian Ponde.
(Suplentes: Pedro Mateus, José Macedo, Isah Ali, Zé Ricardo, Samad, Tiago Ribeiro, Steven Petkov, Olamide Shodipo e Amine Rehmi).
Treinador: Vítor Martins (substituído no banco por Diogo Santos, devido a castigo).
Árbitro: Gonçalo Neves (AF Coimbra).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Pedro Vieira (10), Cristian Tassano (57), Filipe Almeida (60), Cristian Ponde (74), Reko (75) e Bruno Pereira (90+3). Cartão vermelho direto para João Miguel (69).
Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.