
A dupla portuguesa de voleibol de praia João Pedrosa/Hugo Campos apurou-se na última madrugada para os oitavos de final do Challenge de Xiamen, na China, retificando um mau início na prova com dois triunfos consecutivos, e garantindo já o nono lugar.
Após perderem por 0-2 na ronda inaugural com os norte-americanos Tri Bourne e Evan Cory, João Pedrosa e Hugo Campos evitaram a eliminação ao vencerem por 2-1 os alemães Maximilian Just e Philipp Huster, campeões mundiais universitários, pelos parciais de 16-21, 22-20 e 15-12.
Já na fase a eliminar, de acesso aos oitavos de final, Pedrosa e Campos venceram por 2-0 os franceses Elouan Chouikh-Barbez e Joadel Gardoque, pelos parciais de 21-15 e 21-19, e vão lutar amanhã por um lugar nos ‘quartos’ com os suíços Yves Haussener e Julian Friedli.
Se vencerem o encontro com os suíços, os tricampeões nacionais irão defrontar os vencedores do duelo entre os australianos Mark Nicolaidis e Izac Carracher e os suíços Marco Krattiger e Leo Dillier.
Com as duas vitórias de hoje, Pedrosa e Campos asseguraram já, no mínimo, o nono lugar do Challenge de Xiamen, que lhes dá 460 pontos para o ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), bem como um prémio de 2.900 euros.
Esta é a quarta etapa do Circuito Mundial de 2025 em que participam João Pedrosa e Hugo Campos, que registam como melhor resultado o terceiro lugar no Challenge de Yucatán, no México.