
Pedro Proença revelou esta quinta-feira que a Federação Portuguesa de Futebol (PF) pretende "triplicar o número de árbitros" em Portugal, tendo anunciado, também, "uma plataforma externa para gerir a arbitragem profissional". O líder da FPF esteve no primeiro simpósio da UEFA destinado ao VAR, que decorre na Cidade do Futebol.
"Pretendemos criar um Plano Nacional de Arbitragem, algo completamente novo no nosso país, com o objetivo de triplicar o número de árbitros nos próximos três ciclos", assinalou o presidente da FPF, que se referiu também ao lançamento de "uma plataforma externa para gerir a arbitragem profissional".
O líder federativo, que no seu discurso lembrou que Portugal foi pioneiro na introdução do sistema de videoarbitragem, anunciou a criação de um Centro de Formação de VAR no norte do país, destacando os méritos do sistema: "O VAR é uma ferramenta extremamente importante para o futuro do setor e será sempre um projeto inacabado, mas a sua utilidade não pode ser questionada".
Proença apontou um objetivo claro: "Tornar a ferramenta mais eficaz e transparente nas suas decisões e comunicações".