![Pedro Proença é o novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
A Federação Portuguesa de Futebol tem novo líder. Depois de 13 anos de presidência de Fernando Gomes, Pedro Proença, candidato da Lista 1, é o senhor que se segue. O antigo árbitro internacional, que nos últimos 10 anos presidiu à Liga de clubes, bateu o candidato da Lista 2, Nuno Lobo, antigo presidente da Associação de Futebol de Lisboa, com votos de 62 dos 84 delegados, ou seja, cerca de 75% dos votos.
Presidente da Liga desde julho de 2015, Pedro Proença entra agora num barco maior, em que, para lá do futebol profissional, cabem as competições amadoras, o futebol feminino, o futsal e o futebol de praia.
Aos 54 anos, o gestor, considerado o melhor árbitro do mundo em 2012, será acompanhado nos órgãos sociais pelo antigo secretário de Estado Luís Campos Ferreira como presidente da Mesa da Assembleia Geral, Raquel Esperança será presidente do Conselho Fiscal, Luís Verde de Sousa vai liderar o Conselho de Justiça e Sandra Oliveira e Silva o Conselho de Disciplina. Luciano Gonçalves, presidente da APAF, será presidente do Conselho de Arbitragem.
Na direção de Pedro Proença estarão nomes como Toni, Domingos Paciência, Daniel Carriço, Joaquim Evangelista ou José Fontelas Gomes.
A vitória de Pedro Proença não é uma surpresa, até porque o antigo líder da Liga contava com a subscrição da sua candidatura de 75% do caderno eleitoral. Os números bateram certo. A tomada de posse da direção para o quadriénio 2025-2029 vai acontecer na próxima terça-feira, dia 18, na Cidade do Futebol.