A temporada está a terminar e, tal como acontece em Portugal, também lá fora há muita coisa por decidir. Os principais campeonatos da Europa prometem emoção até ao fim, e apesar do campeão já estar definido em quatro das cinco 'big-five' (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França), a luta está acesa na corrida às competições europeias e... não só, já que ainda há equipas que dão o tudo por tudo nesta reta final para evitarem a descida.

Mas vejamos, mais ao pormenor, o que já está definido e o que falta definir nas big-five:

INGLATERRA

Campeão: Liverpool.

Competições europeias: O top-5, bem como o vencedor da Liga Europa (Manchester United ou Tottenham) qualifica-se para a Liga dos Campeões. O Liverpool já tem essa vaga garantida.

Para as restantes vagas, há seis equipas na luta neste momento: Arsenal, Newcastle, Manchester City, Chelsea, Aston Villa e Nottingham Forest, pelo que a disputa está em aberto... e mais viva do que nunca.

A vaga da Liga Europa será ocupada pela equipa que terminar a Premier League no 6.º lugar. Neste momento, esse posto pertence ao Aston Villa. O vencedor da Taça de Inglaterra também garantirá vaga nessa prova, sendo que a final se disputa entre Crystal Palace e Manchester City.

Refira-se ainda que o 8.º colocado da Premier League pode também marcar presença nas competições europeias. Para que tal aconteça, o Manchester City tem de conquistar a Taça de Inglaterra. Com isto, Bournemouth, Brentford, Brighton e Fulham ainda estão à espreita.

Descida de divisão: Ipswich, Leicester e Southampton.

ESPANHA

Campeão: Barcelona.

Competições europeias: Barcelona (1.º), Real Madrid (2.º), At. Madrid (3.º) e Ath. Bilbao (4.º) já garantiram um lugar na Liga dos Campeões.

A vaga que resta será ocupada por Villarreal ou Betis, sendo que a outra equipa seguirá para a Liga Europa e fará companhia a Celta de Vigo, Rayo Vallecano, Osasuna ou Maiorca. O 8.º lugar dá acesso à Conference League, numa luta que, além das equipas anteriormente referidas, inclui ainda o Valencia e a Real Sociedad.

Descida de divisão: Valladolid e Las Palmas. Leganés tem missão difícil mas ainda se pode salvar.

ITÁLIA

Campeão: Será decidido nas últimas duas jornadas entre Inter e Nápoles. Neste momento, os napolitanos estão na liderança com mais 1 ponto (78/77). Caso terminem em igualdade pontual, estas duas equipas disputarão um jogo que decidirá o campeão.

Competições europeias: Nápoles (1.º), Inter (2.º) e Atalanta (3.º) já têm presença garantida na Liga dos Campeões em 2025/26.

Juventus (4.º), Lazio (5.º), Roma (6.º), Milan (8.º) e Fiorentina (9.º) ainda lutam pela última vaga, bem como o Bolonha, que neste momento tem presença garantida na Liga Europa por ter conquistado a Taça. Todas estas equipas, de resto, são as que ainda podem ficar com os lugares de Liga Europa e com o posto que dá acesso ao playoff da Conference League.

Descida de divisão: O Monza está certo na Serie B. De resto, Empoli (19.º/28) e Lecce (18.º/28) estão na situação mais delicada, mas há outras quatro equipas que ainda não respiram de alívio: Veneza (29), Parma (32), Verona (33) e Cagliari (33).

ALEMANHA

Campeão: Bayern Munique.

Competições europeias: Bayern Munique (1.º) e Bayer Leverkusen (2.º) já garantiram um lugar na Champions. Eintracht Frankfurt (3.º), Friburgo (4.º) e Borussia Dortmund (5.º) lutarão pelas outras duas vagas na última jornada.

O 5.º classificado vai à fase de liga da Liga Europa, bem como o vencedor da Taça - Arminia Bielefeld e Estugarda vão medir forças na final.

O 6.º entrará no playoff da Conference League. A vaga deverá ficar entregue a Mainz ou Leipzig.

Descida de divisão: Bochum e Holstein Kiel confirmados. O Heidenheim está em lugar de playoff neste momento (16.º), mas Hoffenheim (15.º) e St. Pauli (14.º) ainda lá podem terminar.

FRANÇA:

Campeão: PSG.

Competições europeias: PSG (1.º), Marselha (2.º) e Monaco (3.º) na Liga dos Campeões. Nice (4.º), Lille (5.º) e Estrasburgo (6.º) estão na luta pela última vaga.

O 5.º classificado, que neste momento é o Lille, segue para a Liga Europa. Se o PSG conquistar a Taça, será o 6.º colocado a garantir essa vaga. Caso o Reims bata o PSG na final, qualificar-se-á para a prova.

Neste momento, o 6.º classificado irá à Conference League. A luta é entre Nice, Lille e Estrasburgo, com o 7.º a poder preencher essa vaga caso o PSG conquiste a Taça.

Descida de divisão: Montpellier confirmado. O Saint-Ettiene (17.º) já não consegue fugir, pelo menos, ao playoff. O Le Havre (16.º), que neste momento ocupa esse lugar, estará na luta com Nantes e Reims para, na última jornada, fugir à despromoção.