A situação é delicada no Sporting. Desde a saída de Ruben Amorim para o Manchester United, os campeões nacionais perderam a vantagem de cinco pontos no campeonato e caíram para o segundo lugar. João Pereira desde que pegou na equipa principal só venceu apenas três dos oitos jogos disputados e está muito próximo de deixar Alvalade.

Na Edição da Noite, da SIC Notícias, Eduardo Barroso, médico e ex-presidente da Assembleia Geral do Sporting, disse que para ter sucesso na equipa leonina, João Pereira devia ter mantido as rotinas de Amorim e não estragar um trabalho de quatro anos.

Se calhar era bom ele não ter experiência. Se calhar é bom ele ser tenrinho e não ter experiência. Porque era preciso não mexer, devia ter deixado jogar como estavam a jogar e depois perguntar ao Ruben Amorim como eram os treinos e não mexia. Era preciso reconhecer-lhe uma grande competência para ele estragar", apontou o adepto sportinguista.

Já José Dias Ferreira, antigo vice-presidente do Sporting, defendeu que a saída de Ruben Amorim a meio da temporada afetou o estado de espírito dos jogadores, afetando o desempenho de toda a equipa.

"Os jogadores do Sporting sentiram a saída de Ruben Amorim a meio da época. Todos eles sofrem, tal como todos os sportinguistas, a saída de Amorim foi um desilusão. É natural que todos tenham um sintoma, até porque houve jogadores que ficaram por causa e à espera de Ruben Amorim", atirou o jurista.

O comentador SIC João Maria Jonet referiu que houve incapacidade técnica e de gestão do grupo por parte de João Pereira, mas ressalvou que "fica mal criticar uma pessoa que foi lançada ao lobos", lembrando a saída inesperada de Amorim para Inglaterra.

O advogado Luís Filipe Carvalho que a saída de Ruben Amorim e Hugo Viana decapitaram a estrutura no clube 'verde e branco' e que João Pereira foi sacrificado por não ter o mesmo perfil do seu antecessor.

"Um galo" que pode ter ditado a saída de Alvalade

O empate com o Gil Vicente terá sido mesmo o fim da linha de João Pereira como treinador do Sporting.

Segundo a imprensa nacional, o substituto de João Pereira já está escolhido: Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, é o senhor que se segue.