Jeremy Clarkson, conhecido pelo seu amor pelas corridas de Fórmula 1 e pelo seu estatuto de celebridade, fez uma proposta interessante aos pilotos da F1 2025 após as revelações das suas técnicas de treino pouco convencionais. Esta proposta surgiu depois de Oscar Piastri, a estrela em ascensão da McLaren, ter atribuído a sua milagrosa recuperação no Grande Prémio da Austrália ao treino de Clarkson.

A corrida não estava a correr bem para Piastri, uma vez que ele e o seu colega de equipa da McLaren, Lando Norris, se viram a desviar da pista durante uma volta 44 particularmente escorregadia. Embora Norris tenha conseguido recuperar e garantir a vitória, Piastri teve menos sorte. Ele acabou preso na relva na penúltima curva, o que o fez cair para o final do pelotão.

Apesar deste contratempo, o jovem de 23 anos fez uma recuperação louvável. Ele conseguiu engatar a marcha-atrás, auxiliado por um Safety Car oportuno, e conseguiu subir para a nona posição, ultrapassando até a Ferrari de Lewis Hamilton. Esta recuperação bem-sucedida deveu-se em grande parte à sua capacidade de manobrar o carro em marcha-atrás, uma habilidade que ele creditou humorosamente a Jeremy Clarkson.

Clarkson já tinha publicado um vídeo nas redes sociais de Piastri a visitar a sua quinta Diddly Squat. O clip mostrava de forma hilariante as dificuldades de Piastri ao tentar fazer marcha-atrás com um trator dentro de um celeiro, uma tarefa que lhe levou cerca de 40 minutos a completar. Kaleb Cooper, o co-estrela de Clarkson, não conseguiu resistir a brincar com o piloto da F1, fazendo uma piada sobre as suas habilidades de condução.

Em retrospectiva, Piastri admitiu que a sua tentativa de forçar demasiado levou ao seu infortúnio durante a corrida. Ele achou difícil avaliar as condições escorregadias da pista, o que o fez perder o controlo e acabar na relva. No entanto, foi rápido a assumir a responsabilidade pelo incidente e mostrou uma atitude positiva em relação a toda a situação. Ele mencionou humoristicamente como o seu treino na pré-temporada a reverter um trator na quinta de Clarkson lhe foi útil na pista de corrida.

Clarkson, divertido com os comentários de Piastri, recorreu às redes sociais para oferecer o seu coaching não convencional a outros pilotos de F1. Ele brincou ao convidá-los para um curso intensivo de marcha-atrás, mencionando como isso parecia ter beneficiado Piastri.

Reverter um carro de F1 não é uma tarefa fácil devido à natureza complicada e delicada do sistema de engrenagens. A marcha-atrás é projetada para ser menor e mais leve para uso infrequente, e ativá-la requer sequências de comandos intrincadas no volante. Isso explica porque os pilotos preferem realizar uma manobra de giro, que é mais rápida do que reverter, sempre que o espaço permite.

Apesar do seu percalço na corrida, Piastri mantém-se otimista. A sua quase conquista da pole position e a sua impressionante pressão sobre Norris nas condições molhadas mostram o seu potencial promissor como piloto de F1. Ele expressou satisfação com a sua performance geral e resiliência, provando que um erro não ofusca a sua destreza na pista.

Piastri também abordou as ordens de equipa controversas que levaram indiretamente ao seu percalço. Ele referiu-se a isso como um momento menor na corrida, mas prometeu discutir com a equipa para uma melhor compreensão e melhoria. Apesar das circunstâncias extremas da corrida, a performance e resiliência de Piastri foram admiráveis, provando o seu valor como uma estrela emergente na série F1 de 2025.