
Num movimento impressionante, a NASCAR está prestes a encaixar um cheque de 805 milhões de dólares, marcando um salto histórico na transmissão para o titã das corridas automóveis em Homestead-Miami. Este movimento surge após a recente passagem de Kyle Busch como comentador em Las Vegas para a Xfinity Series, que recebeu aclamação massiva. Denny Hamlin, numa brincadeira, sugeriu que Busch deveria considerar deixar as corridas, refletindo o sucesso da sua atuação como comentador. Jeff Gluck do The Athletic elogiou a performance de Busch, validando ainda mais o seu potencial futuro papel numa cabine da Cup Series após a sua aposentadoria das corridas.
O panorama da transmissão da NASCAR está a sofrer uma mudança de proporções sísmicas, com gigantes da mídia como a FOX, The CW e Amazon a lutar pela supremacia num colossal acordo de direitos de mídia de 7,7 mil milhões de dólares que irá vigorar de 2025 a 2031. A FOX está a manter a sua posição com cobertura ao vivo, no local, para a Cup Series, apresentando 16 corridas na FOX e FS1. Isto inclui o próximo evento da Cup em Homestead na FS1 e as 12 corridas iniciais da temporada, como a Pennzoil 400 em Las Vegas, que obteve uma classificação de 1,81 e uma audiência de 3,226 milhões.
A Amazon também está prestes a entrar na disputa, preparando o cenário para uma revolução na transmissão com cinco corridas da Cup. Carl Edwards irá atuar como analista ao lado de Dale Earnhardt Jr. e Adam Alexander, começando com a Coca-Cola 600 em maio de 2025. Entretanto, a The CW tem uma participação significativa no acordo, envolvendo um cheque de 805 milhões de dólares para cobrir a Xfinity Series, que promete revolucionar a experiência das corridas.
A CW está prestes a redefinir a cobertura da Xfinity Series. Em vez de reportagens tradicionais à beira da pista, a equipa de transmissão da NASCAR irá chamar a corrida a partir de um estúdio em Charlotte, Carolina do Norte, utilizando um “palco de realidade aumentada (XR)”. Esta configuração inovadora irá misturar elementos virtuais e reais, replicando a emoção de estar no autódromo sem a necessidade de viajar. O palco XR, fruto de uma colaboração com o Provost Studio, possui uma parede de 57 pés de comprimento e 23 milhões de pixels num estúdio de 1.550 pés quadrados. A Hard Rock Bet 300 será comentada pelos anunciadores Adam Alexander, Jamie McMurray e Parker Kligerman a partir deste local.
A abordagem revolucionária da CW visa melhorar a experiência dos espectadores. Brad Schwartz, Presidente de Entretenimento da CW, afirmou que o estúdio e a sua tecnologia de ponta estão alinhados com a ambição da CW de atualizar continuamente a NASCAR Xfinity Series para as equipas e os fãs. Schwartz acredita que este novo palco oferecerá aos fãs um ambiente de corrida totalmente imersivo.
Apesar da abordagem inovadora, a mudança da CW para a transmissão remota gerou controvérsia entre os fãs. Alguns fãs expressaram frustração com a mudança na cobertura, rotulando-a de “controversa”. O investimento de 805 milhões de dólares da CW pode potencialmente definir o tom para o futuro da NASCAR, tornando-se um salto histórico sob olhares atentos.
Neste contexto, a FOX continua a enfrentar problemas de transmissão, sendo o mais recente ocorrido durante a corrida da Cup em Las Vegas no fim de semana passado. O veterano anunciador Mike Joy subestimou por engano as conquistas de Josh Berry, um erro que provocou uma onda de críticas por parte de fãs e jornalistas. Para agravar os problemas da FOX, o diretor principal de longa data da NASCAR na FOX, Artie Kempner, está a deixar a rede para se juntar à ESPN. Estes desenvolvimentos levantam questões sobre a qualidade e a sustentabilidade das transmissões futuras da FOX.
À medida que o panorama da transmissão da NASCAR passa por mudanças drásticas, os riscos são maiores do que nunca. O futuro da transmissão da NASCAR está em jogo, e o mundo observa com a respiração suspensa.