A Red Bull Racing está prestes a revolucionar as suas capacidades aerodinâmicas com o lançamento de uma instalação de túnel de vento de ponta, prevista para estar totalmente operacional até 2026. Esta infraestrutura de última geração poderá revelar-se crucial para os campeões mundiais em título enquanto preparam o seu desafiante para 2027, abordando limitações técnicas de longa data que têm frustrado tanto os líderes da equipa como os engenheiros.


Uma Atualização Muito Esperada

Durante anos, a Red Bull tem dependido de um túnel de vento envelhecido, descrito pelo Diretor da Equipa Christian Horner como um “relíquia da Segunda Guerra Mundial.” A instalação, localizada em Bedford, tornou-se um gargalo para a equipa, limitando a sua capacidade de manter uma correlação perfeita entre simulações e desempenho no mundo real.

O Diretor Técnico Pierre Waché destacou as limitações que este equipamento obsoleto impõe. “Alguns aspetos que estão relacionados com o facto de não estarmos a entregar o desempenho que esperávamos estão relacionados com a correlação,” admitiu Waché. “Estamos a usar um túnel de vento bastante antigo e, como resultado do nosso primeiro lugar no campeonato, temos menos horas disponíveis do que os nossos adversários.”

Esses problemas foram evidentes em 2024, onde o dominante RB20 teve dificuldades em cenários específicos, apesar do seu sucesso na conquista do campeonato. Os problemas de correlação levaram a Red Bull a investir fortemente nesta nova instalação para manter a sua vantagem de desempenho na cada vez mais intensa corrida de desenvolvimento do desporto.


O Cenário Competitivo

A decisão da Red Bull surge enquanto os rivais continuam a fazer investimentos audaciosos em infraestruturas. A apresentação da McLaren em 2023 de um túnel de vento de última geração contribuiu diretamente para o ressurgimento do MCL38 em 2024, permitindo à equipa alcançar vários pódios. Entretanto, a instalação quase completa da Aston Martin deverá proporcionar um impulso semelhante, à medida que a equipa se esforça para reduzir a diferença para os líderes.

O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, expressou otimismo sobre o impacto potencial do novo túnel de vento no futuro da equipa. “O nosso túnel de vento data logo após a Segunda Guerra Mundial. Isso, claro, tem desvantagens. Leva muito tempo para aumentar a temperatura no túnel. O túnel está desatualizado, e espero que o nosso novo túnel de vento possa ser colocado em funcionamento em 2026,” disse Marko.


Regulamentações Aumentam a Necessidade de Eficiência

As regulamentações da FIA que restringem o uso do túnel de vento com base nas classificações do campeonato aumentam ainda mais a importância de infraestruturas modernizadas. Como campeões em título, a Red Bull enfrenta uma redução nas horas de túnel de vento em comparação com os rivais, tornando a eficiência de cada sessão crítica. Espera-se que a nova instalação ofereça a precisão e consistência necessárias para maximizar estas oportunidades limitadas.

Horner reconheceu o desafio, salientando que os rivais estão “a recuperar rapidamente” com os seus próprios avanços. “Vimos como os investimentos em infraestruturas como túneis de vento podem melhorar drasticamente o desempenho,” disse ele. “A nossa nova instalação não é apenas uma atualização—é essencial para manter a Red Bull na frente.”


O Caminho à Frente

À medida que a Red Bull corre contra o tempo para integrar o novo túnel de vento nas suas operações, as apostas nunca foram tão altas. Com a McLaren e a Aston Martin já a colher os frutos das suas atualizações de infraestruturas, e a Ferrari e a Mercedes a ultrapassarem constantemente os limites, a competição está a aproximar-se.

A temporada de 2026 marcará o fim de uma era para o atual túnel de vento da Red Bull, com o seu sucessor a prometer inaugurar um novo capítulo de excelência tecnológica. Com as regulamentações da FIA, os ferozes avanços dos rivais e a busca incansável pela supremacia aerodinâmica, o investimento da Red Bull é um sinal claro: estão prontos para defender o seu trono na batalha implacável da Fórmula 1 pela dominância.