O surfista norte-americano Cam Richards, de 29 anos, conquistou, este sábado, o triunfo na 11.ª edição do Capítulo Perfeito. A prova que se disputou nos tubos de Carcavelos e que foi dominada por surfistas norte-americanos, não contou com qualquer português na final.

Richards, que não fazia parte do elenco principal, mas que acabou por entrar em prova como substituto devido a indisponibilidade de alguns dos surfistas inicialmente escolhidos, foi o mais forte numa final que contou com mais dois surfistas norte-americanos e um brasileiro.

Com 14,17 pontos, muito por culpa de uma onda de 8,50 pontos, Cam Richards foi mais forte que a concorrência, para suceder ao jovem local Tiago Stock como vencedor deste evento especial de tubos. O havaiano Noah Beschen (11,90), o norte-americano Balaram Stack (7,70) e o brasileiro Pedro Calado (1,94) terminaram na 2.ª, 3.ª e 4.ª posição, respetivamente.

"Ainda não acredito que ganhei", começou por dizer Ricahrds logo após o triunfo. "Ter conseguido um 8.50 foi incrível porque eu caí cinco vezes ao longo do dia a tentar completar um tubo assim. Vi o Balaram (Stack) apanhar uma bomba e fiquei motivado. Tive a sorte de apanhar a minha melhor onda, e logo na final. Foi muito divertido fazer a final com o Balaram e o Noah (Beschen), voámos juntos dos Estados Unidos para Portugal. É incrível poder participar num campeonato com amigos, sem pressão, onde o objetivo é apenas apanhar tubos e divertirmo-nos", frisou.

Um triunfo de Cam Richards rendeu-lhe um prémio final de 25 mil euros, enquanto o brasileiro Pedro Calado venceu o prémio Ricardo dos Santos, que distinguiu o surfista com mais atitude e comprometimento ao longo do evento.

Antes do início da final, a praia de Carcavelos assistiu a um momento solene, em que Tiago Pires abriu as hostilidades do heat decisivo. Um ato que serviu de homenagem à carreira do primeiro surfista português a ter chegado ao circuito mundial de surf.

Miguel Blanco e Nic von Rupp foram os melhores portugueses em prova, depois de terem sido ambos eliminados nas meias-finais, terminando em ex-áqueo no 5.º lugar. Destaque ainda para Blanco, que venceu o melhor tubo do evento, com 8,83 pontos, que lhe renderam um cheque de 2500 euros.

Destaque ainda para a vitória de Yolanda Hopkins num heat especial feminino, em que enfrentou Camila Cardoso, Maria Salgado e Gabriela Dinis.

Final: Cam Richards (14.17), Noah Beschen (11.90), Balaram Stack (7.70), Pedro Calado (1.94).

Ex-campeões: Tiago Pires (2012), Nic von Rupp (2013), Nic von Rupp (2014), Bruno Santos (2015), Aritz Aranburu (2016), William Aliotti (2018), Anthony Walsh (2020), Aritz Aranburu (2022), Nic von Rupp (2023), Tiago Stock (2024).