O Conselho da FIFA aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, os regulamentos para o Mundial de Clubes, prova que decorrerá no verão de 2025. Uma das principais novidades divulgadas pelo organismo está relacionada com a possibilidade de haver mais um período de transferências que será para os clubes das Federações que participem na prova, entre os quais estão Benfica e FC Porto.

De acordo com o comunicado feito pela entidade, este novo período acontecerá entre os dias 1 e 10 de junho, sendo que "a decisão de abrir ou não uma janela adicional fica ao inteiro critério de cada Associação Membro da FIFA". Neste caso, se a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) adotar esta decisão por parte do Conselho da FIFA, então todos os clubes portugueses terão acesso a este período extra para contratações.

"As Associações Membro da FIFA dos clubes participantes no Mundial de Clubes da FIFA terão a opção de abrir uma janela de registo excecional de 1 a 10 de junho de 2025 (para todos os seus clubes filiados) antes do início da competição. A decisão de abrir ou não uma janela adicional fica ao inteiro critério de cada Associação Membro da FIFA em causa", pode ler-se.

Uma vez que esta possível nova janela de transferências acontecerá após o término de contrato de alguns jogadores, a FIFA anunciou ainda que os clubes participantes da próxima edição do Mundial de Clubes poderão substituir jogadores em fim de contrato entre os dias 27 de junho e 3 de julho. Recorde-se que, no panorama europeu, a maioria dos contratos termina a 30 de junho.

O Mundial de Clubes de 2025, que contará com um novo formato competitivo, com 32 equipas, realiza-se entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos da América.