David Croft, a voz da Sky Sports F1, acredita que a fome de sucesso da Ferrari em 2025 não será apenas sobre quebrar a sua seca de títulos de 16 anos—será sobre provar que assinar com Lewis Hamilton foi o movimento certo.
O sete vezes campeão do mundo está a enfrentar um dos maiores desafios da sua carreira, deixando para trás a Mercedes após uma turbulenta fase de três anos. Mas enquanto Hamilton se prepara para a sua primeira temporada de vermelho, Croft insiste que 2025 representa a sua melhor oportunidade de conquistar um oitavo título—e possivelmente o seu último.
“Esta pode ser a melhor oportunidade de Lewis para um oitavo título Mundial,” disse Croft nos Autosport Awards.
“Dada a temporada que pode ser em termos de equipas que não vão estar a lançar desenvolvimentos semana após semana porque têm 2026 em mente.”
A Ferrari, como Croft aponta, pode ter a maior motivação de todos os líderes para apostar tudo em 2025. Com a Red Bull, McLaren e Mercedes a equilibrar ganhos a curto prazo com desenvolvimento a longo prazo para 2026, a Ferrari vê esta temporada como a sua melhor chance de recuperar a supremacia na F1.
Será que a Ferrari vai apostar tudo em 2025 para validar a contratação de Hamilton?
A decisão da Ferrari de trazer Hamilton foi uma jogada anos em preparação. Mas se não conseguirem entregar um carro capaz de lutar pelo título, inevitavelmente surgirão questões sobre se contratar Hamilton em vez de apostar totalmente em Charles Leclerc foi a decisão certa.
Croft acredita que a Ferrari está determinada a responder a essas dúvidas com resultados na pista:
“Acredito que a Ferrari será a mais interessada em tirar o máximo proveito de 2025 das quatro grandes equipas, porque já passou tanto tempo desde que venceram alguma coisa.”
“E eles querem provar que Lewis é o homem certo—e Charles [Leclerc] também.”
O último Campeonato de Pilotos da Ferrari foi em 2007 com Kimi Räikkönen. Desde então, estiveram agonizantemente perto—com Fernando Alonso (2010, 2012) e Sebastian Vettel (2017, 2018) ambos a terminarem em segundo lugar atrás da Red Bull. Agora, com Hamilton e Leclerc a formarem uma dupla de super estrelas, as expectativas nunca foram tão altas.
Horner Chama a Mudança de Hamilton de “Box Office”
Uma pessoa que não está a subestimar a mudança é o chefe da Red Bull, Christian Horner, que acredita que a mudança de Hamilton para a Ferrari é exatamente o que a Fórmula 1 precisava.
“Acho que é ótimo para a Fórmula 1. Lewis Hamilton numa Ferrari, isso realmente é box office.”
No entanto, Horner mantém-se cauteloso quanto à capacidade da Ferrari de realmente entregar um carro vencedor de campeonato. O RB21 da Red Bull, conduzido por Max Verstappen, continua a ser o referencial, e Horner espera uma luta entre quatro equipas pelo título.
“Vai haver quatro equipas que vão ser muito competitivas. Acho que vai ser super apertado e escolhe a tua.”
“A McLaren vai ser forte, a Ferrari vai ser forte, a Mercedes também vai ter algo a provar, por isso pode ser um ano estelar.”
Uma Janela de Campeonato de Um Ano Antes de 2026 Muda Tudo
O que torna 2025 uma temporada tão crítica é que é essencialmente um ano de transição antes da enorme reforma regulamentar de 2026. Com as equipas já a mudar o foco para o futuro, a Ferrari está numa posição única para ir com tudo em uma grande tentativa de campeonato antes que tudo se reinicie.
Para Hamilton, esta pode ser a sua última e melhor oportunidade para conquistar o elusivo oitavo título mundial—um que escapou em 2021.
Para a Ferrari, este é um momento que define o legado—um que pode validar a sua ousada contratação ou adicionar mais um capítulo às suas agonizantes quase vitórias.
Portanto, a questão permanece: Será que a Ferrari consegue entregar quando mais importa?