O director da equipa de Fórmula 1 da Aston Martin, Mike Krack, está determinado a impulsionar a equipa para cima da grelha, mas alerta contra medidas drásticas que possam desestabilizar o seu progresso. Embora a equipa tenha feito alguns avanços recentemente, acumulando 12 pontos nas últimas duas corridas em Singapura e no Azerbaijão—graças às impressionantes performances de Fernando Alonso—ela tem lutado para acompanhar as quatro equipas da frente.

Apesar destes ganhos recentes, Krack tem uma visão clara sobre o estado geral da competitividade, afirmando: “Todos estão a fazer upgrades, a remover parte deles, ou a removê-los todos, a voltar a uma especificação anterior, por isso o assunto não é fácil. Gostaria que estivéssemos numa posição diferente, mas não estamos.”

Krack reconheceu que a situação da Aston Martin requer auto-reflexão e melhorias, enfatizando que os resultados recentes da equipa não devem mascarar a realidade de que ainda estão longe de competir com as melhores equipas. “Não devemos entrar em modo de destruição total como equipa,” alertou, “mas temos de garantir que os resultados positivos que estamos a acumular não estão a esconder os factos de que temos de melhorar, ou que não estamos onde queríamos estar.”

A avaliação de Krack foca-se na questão maior: apesar de marcar pontos, a Aston Martin está a ser ultrapassada pelos seus rivais. As equipas à frente no Campeonato de Construtores, como Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes, estão consistentemente a acumular três ou quatro vezes os pontos por corrida, mantendo a Aston Martin bem atrás na classificação.

Olhando para o Grande Prémio dos Estados Unidos, Krack confirmou que a equipa iria introduzir melhorias destinadas a abordar o desempenho geral do carro, em vez de se concentrar numa fraqueza específica. Ele destacou as dificuldades contínuas tanto com a carga aerodinâmica como com o equilíbrio, dependendo do circuito, e enfatizou a necessidade de melhorias em ambas as áreas.

“Temos de dar um bom passo em ambas [carga aerodinâmica e equilíbrio], porque, a partir da análise, os pilotos também não estão felizes quando a velocidade é muito baixa,” explicou Krack.

Enquanto a Aston Martin ocupa firmemente o quinto lugar no Campeonato de Construtores esta temporada, a campanha da equipa para 2024 parece pálida em comparação com o seu desempenho em 2023, onde assegurou oito pódios, incluindo três segundos lugares. À medida que a temporada avança, Krack está focado em refinar o desempenho do carro sem sacrificar a estabilidade dentro da equipa, enquanto procura reduzir a diferença para os líderes da modalidade.