Beni Mukendi é reforço do Vitória de Guimarães neste último dia do mercado de transferências. O médio internacional angolano estava no Casa Pia há dois anos e foi uma das figuras dos gansos esta temporada, somando 16 jogos pela equipa que ocupa o 6.º lugar da Liga (uma posição à frente dos vimaranenses). 

Tal como A BOLA já noticiara, Beni era um dos alvos do Vitória de Guimarães neste mercado, que também chegou a considerar a contratação de Seba Pérez ao Boavista. O angolano assinou contrato com a nova equipa até junho de 2029. Apesar do valor do negócio não ter sido revelado, o mesmo terá rondado os três milhões de euros.  

«Beni vai envergar o número 16 no dorsal da camisola, estando agendada a sua incorporação no grupo às ordens de Luís Freire para o treino da manhã desta terça-feira, de preparação para a visita ao Famalicão (do próximo sábado), referente à 21.ª jornada da Liga», revelou também o emblema da cidade-berço em comunicado.

Num mercado de inverno marcado por várias vendas - Manu Silva, Kaio César, Alberto Costa e Jorge Fernandes –, os conquistadores também se reforçaram com as contratação de Vando Félix (ex-Torreense), Umaro Embaló (ex-Fortuna Sittard), Hevertton Santos (ex-Queens Park Rangers) e Filipe Relvas (ex-Portimonense), para além, agora, de Beni.

José Bica ruma ao Leixões

Pouco depois de anunciar a contratação de Beni, o Vitória também confirmou o empréstimo, até ao final da temporada, do avançado José Bica ao Leixões. Os vimaranenses afirmaram mesmo que o jovem avançado estava «sem grande espaço no setor ofensivo do Vitória» e que procura «jogar com regularidade». 

Bica fora contratado ao Marítimo no último verão, mas em 10 encontros esta temporada, não conseguiu marcar qualquer golo pelo Vitória.