Por entre os pingos do caos da chuva diluviana que marcou o fim de semana de corridas em São Paulo, Max Verstappen transformou o azar em sorte (e muito talento, claro), acercando-se de forma decisiva de um título que nos últimos meses parecia ameaçado pela McLaren. Uma surpresa, face ao domínio intenso da Red Bull no início da temporada.

Depois de se ficar pelo Q2 na qualificação, culpa de uma inoportuna bandeira vermelha causada por um despiste de Lance Stroll que o impediu de melhorar o seu tempo, Verstappen teve a recompensa durante a corrida. Max partiu apenas de 17.º, já que à modesta qualificação ainda teve de juntar uma penalização de cinco lugares. Mas na corrida a bandeira vermelha saiu a seu favor, no timing exato, após a batida forte de Franco Colapinto, da Williams.

Ao contrário de Lando Norris, seu principal opositor no Mundial de pilotos, Verstappen ainda não tinha passado pela box para trocar pneus e com a suspensão da corrida conseguiu fazê-lo à borla, sem perder qualquer tempo. Em 2.º lugar no retomar da prova, o neerlandês apenas precisou de ultrapassar Esteban Ocon, da Alpine, para até final distribuir voltas mais rápidas e ser o primeiro na meta, numa demonstração de competitividade em piso molhado que elevou o Red Bull, carro que tem estado longe de ser o mais forte da grelha desde a primavera - desde junho, no GP Espanha, que Max não vencia uma corrida.

Kym Illman

Quando a narrativa parecia então caminhar para uma luta até ao fim com Norris, quando os McLaren e os Ferrari surgiam como os monolugares mais competitivos, quando até os Mercedes iam ganhando mais que os Red Bull, o talento de Max, aliado ao momento de sorte, deixou um possível tetra à distância de uma corrida e não é preciso sequer um milagre para o campeão mundial em 2021, 2022 e 2023 juntar mais um título à sua já de si impressionante contagem.

O tetra, que está apenas à espera de acontecer, deixará Verstappen - que tem apenas 27 anos, não esquecer - num muito restrito grupo de pilotos, de lendas da Fórmula 1. Saltará para a companhia de Alain Prost e Sebastian Vettel, ambos com quatro títulos. À frente só mesmo Juan Manuel Fangio, grande dominador dos anos 50, com cinco títulos, e os sete de Lewis Hamilton e Michael Schumacher.

Um pequeno passo para Max

Na prática, as contas são fáceis de fazer. Max Verstappen (393 pontos) tem neste momento 62 pontos de vantagem para Lando Norris (331). Depois do GP Las Vegas, a 23 deste mês (a corrida vai disputar-se a um sábado), entre Catar e Abu Dhabi, mais a prova de sprint do Catar e dois pontos de voltas mais rápidas, ficam por disputar 60 pontos.

Isso quer dizer que basta a Verstappen ficar à frente de Lando Norris em Las Vegas para garantir o título, embora haja muitos outros caminhos possíveis, mesmo que Norris fique à frente do neerlandês na corrida - para ainda levar a luta para as duas últimas provas, o britânico terá de fazer pelo menos mais três pontos que o rival por entre as ruas com vista para os casinos da cidade norte-americana. O rumo mais fácil e sem espinhas para adiar o título é mesmo vencer.

Não se façam apostas, porque isto é tudo uma questão de ciências exatas. Analisando o sistema de pontos da Fórmula 1, Max Verstappen será seguramente campeão em Las Vegas se:

- Terminar à frente de Norris
- Se vencer a corrida
- Se Norris for 9.º sem volta mais rápida
- Se Norris não pontuar

Há outras combinações possíveis para adiar os festejos pelo menos até ao Catar:

- Se Verstappen for 2.º, Norris tem de vencer
- Se Verstappen for 3.º, Norris tem de ser pelo menos 2.º
- Se Verstappen for 3.º com volta mais rápida, Norris tem de ganhar
- Se Verstappen for 4.º, Norris tem de ficar à frente de Verstappen
- Se Verstappen for 4.º com volta mais rápida, Norris tem de ser pelo menos 2.º
- Se Verstappen for 5.º, Norris tem ser pelo menos 3.º ou 4.º com volta mais rápida
- Se Verstappen for 5.º com volta mais rápida, Norris tem de ir ao pódio
- Se Verstappen for 6.º, Norris tem de ser pelo menos 4.º ou 5.º com volta mais rápida
- Se Verstappen for 6.º com volta mais rápida, Norris tem de ser pelo menos 4.º
- Se Verstappen for 7.º, Norris tem de ser pelo menos 5.º ou 6.º com volta mais rápida
- Se Verstappen for 7.º com volta mais rápida, Norris tem de ficar no top 5
- Se Verstappen for 8.º, Norris tem de ser pelo menos 6.º ou 7.º com volta mais rápida
- Se Verstappen for 8.º com volta mais rápida, Norris tem de ficar no top 6
- Se Verstappen for 9.º, Norris tem de ser pelo menos 7.º ou 8.º com volta mais rápida
- Se Verstappen for 9.º com volta mais rápida, Norris tem de ficar no top 7
- Se Verstappen for 10.º, Norris tem de ficar no top 8
- Se Verstappen for 10.º com volta mais rápida, Norris tem de ficar pelo menos em 7.º ou em 8.º com volta mais rápida