
"A única vez que fiz este rali foi no Júnior WRC, com um Ford Fiesta. Achava que teria aprendido alguma coisa para este ano, mas na verdade só me lembro dos nomes das cidades e é tudo!". Foi desta forma bem disposta, como é seu apanágio, que o letão Martins Sesks reagiu à sua primeira passagem no shakedown de Baltar (Paredes), que é uma espécie de ensaio geral para o arranque oficial do Rali de Portugal.
Certo é que, à 4.ª tentativa, o piloto da M-Sport Ford conseguiu mesmo estabelecer a melhor marca, com um tempo de 03.52,3 minutos, tirando 6 décimos de segundo ao anterior melhor registo, do finlandês Kalle Rovanperä (03.52,9 m). O campeão do Mundo Thierry Neuville fez a 3.ª melhor marca, seguido de Sébastien Ogier, Ott Tänak e Elfyn Evans, o líder do campeonato deste ano.
Nota para as preocupações de alguns pilotos relativamente aos pneus da Hankook, marca coreana que entrou este ano como fornecedora oficial do WRC e que está a lançar, no Rali de Portugal, uma nova linha de pneus para os ralis de terra na Europa, os 'Dynapro R213', que estarão disponíveis para os pilotos numa composição mais dura ou macia.
O português Diogo Salvi, num Ford Puma Rally1, fez 3 passagens, tendo registado o melhor tempo de 04.03,9 minutos.
Tempos do shakedown:
1.º Martins Sesks, Ford: 03.52,3 minutos
2.º Kalle Rovanperä, Toyota: +0,6 s
3.º Thierry Neuville, Hyundai: +0,9 s
4.º Sébastien Ogier, Toyota: +1,7 s
5.º Ott Tänak, Hyundai: +1,8 s
6.º Elfyn Evans, Toyota: +2 s