
Caiu o pano sobre a 17.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, um dos maiores eventos desportivos de formação no nosso país. Na ressaca da competição, onde a Associação de Basquetebol (AB) de Lisboa acabou por se destacar mais devido aos dois títulos nacionais (sub-16 masculino e sub-14 feminino), à frente da AB Porto (venceu em sub-16 feminino) e Aveiro (triunfou em sub-14 masculino), todos acabaram com motivos para sorrir. É que, além do plano desportivo, as memórias que ficarão para a vida são inestimáveis, como sublinha Manuel Fernandes.
"Os principais protagonistas da festa são as jogadoras e os jogadores. E mais uma vez foram incríveis. Deram uma lição de fair play, entrega e paixão, levando de Albufeira muito mais do que vitórias. Levam novas amizades, alegria e memórias para a vida. E muitos começam já amanhã a prepararem-se, a treinarem ainda melhor, para que no próximo ano voltem a Albufeira para competir na na Festa Nacional do Basquetebol Juvenil, designação usada para definir os verdadeiros Campeonatos de Portugal da Seleções Regionais de Sub-14 e Sub-16", disse a Record o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), acrescentando que o futuro da modalidade e a sua sustentabilidade passam muito por este evento, que considera o de "maior dimensão, e também o mais gratificante, que a FPB leva a cabo no basquetebol nacional": "a Festa é também o espaço mais privilegiado para que os nossos selecionadores possam fazer a observação e deteção de talentos, dos jogadores que se apresentam com maior potencial, para virem a integrar as seleções de sub-14, sub-15 e sub-16. Alguns deles vão já ser chamados para os estágios de preparação, visando os Campeonatos da Europa de sub-16."
Manuel Fernandes aplaudiu também o trabalho feito pelos vários distritos de Portugal. "Todos os anos são criadas novas valências. O sucesso desta Festa é o reflexo do trabalho de qualidade que se realiza em todo o país, em todas as Associações Regionais. Aqui estiveram presentes os melhores 24 jogadores e jogadoras de cada um dos distritos do país. Ao longo do ano, muitos deles se concentram uma vez por semana para se prepararem para o ansiado momento de competirem em representação da seleção do seu distrito", lembrou o líder federativo, destacando a "organização grandiosa" em Albufeira, com cerca de 1500 envolvidos e reconhecendo o "inestimável apoio da Câmara Municipal de Albufeira e do seu presidente, José Carlos Rolo."
A fechar, o responsável máximo da FPB acrescenta que a Festa "não se limita ao seu espaço desportivo": "tem também um trabalho no âmbito social, onde se integra o projeto Basquetebol Solidário. Pedimos que cada jovem atleta de todas as associações, treinadores, árbitros e dirigentes possam doar dois euros para serem entregues a uma instituição sem fins lucrativos. Procuramos lançar uma semente para a consciencialização social dos jovens, incutindo atitudes de cidadania, companheirismo, solidariedade e inclusão. É por esse motivo que, em cooperação com a Câmara Municipal de Albufeira, a Federação atribuiu o montante total angariado de 3.188 euros a uma instituição sem fins lucrativos. Este ano coube ao Agrupamento de Escutas 1009 de Paderne. Com objetivos convergentes como a defesa de valores, distinguimos as seleções com o melhor fair play, os árbitros com a melhor atitude desportiva ou até as claques que proporcionam a atmosfera mais positiva no apoio à sua equipa."