
O Chaves venceu no terreno do FC Porto B por 2-1 e reentrou em lugar de 'play-off' de subida à Liga principal (o Alverca só joga este domingo, recebendo a Oliveirense). Já os dragões não saem do lugar de 'play-off' de manutenção.
Estavam em campo duas equipas com filosofias e anseios muito diferentes. O FC Porto B entrou com um 11 cuja média de idades era de 22,7 anos (só André Castro com 38 e Samuel Portugal com 31 ultrapassavam os 23 anos) e o Chaves apresentava uma média de 28,5 anos (ninguém abaixo de 23).
O FC Porto B entrou melhor. Mais bola, mais pressão, embora sem criar quaisquer ocasiões claras de golo. O Chaves, mais experiente, tentava controlar o jogo sem grande desgaste físico. Aos 10 minutos, após bom trabalho na área do candidato à subida, o espanhol Ángel Alarcón teve remate perigoso, com a bola a sair rente ao poste direito da baliza de Vozinha. Logo a seguir, novo lance de algum perigo, solucionado com defesa segura do guarda-redes do Chaves.
Sensivelmente a partir dos 20 minutos, os visitantes começaram, finalmente, a ter mais bola, a exercer maior pressão e a criar mais perigo junto de Samuel Portugal. Talvez por isso, no espaço de pouco mais de dez minutos, os portistas viram três cartões amarelos, mostrados a André Castro (26’), Dinis Rodrigues (30’) e Felipe Silva (37’).
Até ao intervalo foi tempo de Samuel Portugal mostrar as qualidades que fizeram com que o FC Porto, há quase três anos, o tivesse contratado. O guarda-redes brasileiro teve duas muito boas defesas, sobretudo a que impediu que Pedro Pinto, aos 36’, fizesse golo após remate à entrada da área.
Se até ao intervalo o vento se fez sentir no primeiro tempo, após o intervalo apareceu a chuva. E bem cedo apareceu também o golo do Chaves. Belo cruzamento de Aarón Romero sobre a esquerda e na área apareceu Tiago Reis a desviar de cabeça, quase junto ao ângulo superior direito da baliza portista, sem hipótese de defesa para Samuel Portugal.
O jogo entrou então numa fase de algum equilíbrio, mas também mais aberto, com a bola a rondar ambas as balizas, embora sem grande perigo. Até que, aos 78 minutos, de novo após cruzamento de Aarón Romero na esquerda, Tiago Reis, novamente de cabeça, a bisar com desvio certeiro para o 2-0 do Chaves. Sexto golo nos últimos seis jogos para o avançado brasileiro de 25 anos.
O jogo parecia fechado, mas seis minutos depois, aos 84’, após excelente cruzamento de Kaio Henrique, também do lado esquerdo, como nos dois golos do Chaves, João Moreira reduziu de pé direito para o 2-1. Nos minutos finais, os jovens dragões intensificaram a pressão, mas o Chaves segurou a vantagem até ao apito final.
Com esta vitória, o Chaves soma agora 50 pontos e ultrapassa o Alverca (menos um jogo) e fica a um ponto do Vizela (igualmente com um jogo a menos). O FC Porto B mantém os 29 pontos, a um do Paços de Ferreira e com mais quatro do que a Oliveirense (também com menos um jogo).
Na próxima jornada, o Chaves recebe o Alverca e o FC Porto B desloca-se até casa do Feirense