
Estrelas internacionais do mundo do futebol irão reunir-se em Lisboa, em setembro, para o Legends Charity Game, com o objetivo de angariar fundos para comunidades afetadas por guerras e conflitos em várias regiões do mundo.
A organização Sport Global Group está a reunir alguns dos maiores nomes da história do futebol para disputarem um dos maiores jogos solidários da Europa, agendado para 15 de setembro de 2025, na capital portuguesa, Lisboa, antecipando o Mundial de 2030, que Portugal irá coorganizar. As lendas irão jogar perante mais de 50 mil adeptos no estádio e milhões de espectadores que acompanharão o jogo online ou através da televisão.
Com a colaboração da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o jogo vai pôr frente a frente lendas portuguesas e estrelas do resto do mundo, num evento que pretende angariar mais de 1 milhão de euros para instituições de caridade que apoiam comunidades e famílias em situação de grande vulnerabilidade.
Luís Figo, que venceu a Bola de Ouro em 2000, será o capitão da equipa Portugal Legends. «É sempre um prazer voltar ao meu país e jogar futebol, especialmente quando visto as cores da seleção nacional! Espero ver um estádio cheio na minha cidade, Lisboa, para este incrível jogo, Legends Charity Game, e angariar fundos para causas importantes», afirmou.
A juntar-se a Figo, da histórica conquista do Euro 2016, estarão Ricardo Quaresma, Nani, Eliseu e Ricardo Carvalho. Vencedores da Liga dos Campeões como Fábio Coentrão, Maniche, Hugo Almeida, Vitor Baia, José Bosingwa e Deco também marcarão presença nesta noite especial, assim como outras lendas portuguesas de renome, entre elas Beto, Jorge Andrade, Dani, Tiago Mendes, Hélder Postiga, Nuno Gomes e Simão. A equipa será orientada por outro vencedor da Liga dos Campeões - Costinha.
Do outro lado, irão enfrentar uma forte concorrência da equipa World Legends, que contará com nomes como: Gaizka Mendieta (Espanha), Cafu (Brasil), Ronaldinho (Brasil), Javier Zanetti (Argentina), Javier Saviola (Argentina), Diego Lugano (Uruguai), Leonardo Bonucci (Itália), Edwin van der Sar (Holanda), Youri Djorkaeff (França), Christian Karambeu (França), Giorgos Karagounis (Grécia), Marek Hamsik (Eslováquia), Krassimir Balakov (Bulgária), Henrik Larsson (Suécia), Gheorghe Hagi (Romênia), Shota Arveladze (Geórgia), e Peter Schmeichel (Dinamarca).
Mendieta, que disputou duas finais da Liga dos Campeões, afirma: «Este é um grande evento que antecede o Mundial de 2030 e espero voltar todos os anos. É uma oportunidade fantástica para angariarmos fundos para quem mais precisa e que, nesta altura, necessita de toda a ajuda possível.»
Este jogo representa um novo passo no Portugal Legends - uma iniciativa da FPF criada para destacar, celebrar e fortalecer o vínculo duradouro entre os antigos jogadores internacionais, a Seleção Nacional e o futebol português.
O jogo será disputado no Estádio da Luz ou em Alvalade, sendo o local oficialmente revelado em agosto, aquando da divulgação do calendário da Liga dos Campeões.
O Legends Charity Game pretende ultrapassar a meta de 1 milhão de euros para apoiar diversas causas solidárias, tanto internacionais como nacionais, numa missão em que a família do futebol procura retribuir às famílias que mais precisam em todo o mundo. Os fundos angariados destinam-se a organizações que prestam apoio vital a comunidades carenciadas.
Uma das instituições internacionais que o Legends Charity Game irá apoiar é a Cruz Vermelha Ucraniana (URCS). Diariamente, as equipas da Cruz Vermelha Ucraniana prestam apoio à evacuação, primeiros socorros, ajuda humanitária essencial, apoio a abrigos temporários, recuperação de habitações e sensibilização para os riscos de engenhos explosivos. Voluntários e colaboradores da Cruz Vermelha Ucraniana trabalham em todas as regiões do país para apoiar quem mais necessita.
Maksym Dotsenko, Diretor-Geral da Cruz Vermelha Ucraniana, comenta: «A guerra na Ucrânia continua, infelizmente, milhões de pessoas continuam a precisar de apoio diário. Não podemos parar. Iniciativas como o Legends Charity Game não se resumem apenas aos fundos angariados. Trata-se de compaixão, e da compreensão de que o mundo está connosco. São solidariedade transformada em ajuda real para quem vive tempos muito difíceis. Estamos gratos a todos os que participam.»
A Cáritas Portuguesa, sediada em Lisboa, que presta apoio essencial a comunidades marginalizadas afetadas pela pobreza e pela falta de resposta em situações de emergência, é também uma das entidades parceiras do Legends Charity Game.
Rasmus Sojmark, CEO do Sport Global Group, organizador do Legends Charity Match, explica: «Este ano queremos elevar os nossos esforços solidários ainda mais, com este jogo de futebol espetacular, para angariar fundos para causas verdadeiramente importantes. Ao associar o jogo ao SBC Summit, que decorre em Lisboa na mesma semana, conseguimos unir as comunidades do futebol e do mundo empresarial para ajudar outras comunidades que enfrentam dificuldades inimagináveis.»
Os bilhetes já estão disponíveis para compra através do site oficial.
A Sport Global Charitable Foundation é um fundo restrito sob a alçada do Prism the Gift Fund (organização de caridade registada no Reino Unido com o número 1099682). Todos os lucros do Legends Charity Game apoiarão as instituições beneficiárias da fundação, incluindo a Cruz Vermelha Ucraniana e a Cáritas Portuguesa.