A candidatura de Laurentino Dias ao Comité Olímpico de Portugal (COP) revelou esta terça-feira o seu programa estratégico, dedicado à comunicação, inovação e internacionalização, apresentando ainda Cecília Carmo como porta-voz da lista.

Após ter apresentado o seu programa oficial junto de todas as federações e restantes membros que compõem o eleitorado que escolherá o próximo presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), nas eleições de 19 de março, a candidatura "Unidos pelo Olimpismo" detalhou o sexto e último eixo programático, começando pela promoção do desporto.

Laurentino Dias quer criar oportunidades para a divulgação de conteúdos dedicados ao desporto no âmbito do serviço público de televisão, procurando dar visibilidade a todas as modalidades, de modo a promover "a diversidade desportiva junto da sociedade portuguesa".

Explorar a divulgação e produção de conteúdos desportivos em novas plataformas digitais, com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial e aos serviços tecnológicos disponibilizados pelo Comité Olímpico Internacional e seus parceiros, por forma a potenciar a interação com os adeptos é outro dos propósitos desta candidatura, que pretende expandir ainda o alcance digital do COP e das federações.

No âmbito da educação e valores olímpicos, o antigo secretário de Estado do Desporto propõe alargar o espetro de intervenção do Programa de Educação Olímpica do COP, concluindo os projetos do seu arquivo histórico e biblioteca digital e alargando também as parcerias com escolas, autarquias, instituições de ensino superior e outras entidades.

A candidatura "Unidos pelo Olimpismo", que integra também José Manuel Araújo, quer ainda reforçar a projeção nacional e internacional do organismo olímpico, nomeadamente dinamizando a marca "Equipa Portugal" e incentivando a presença de representantes portugueses em órgãos de decisão internacionais.

Em comunicado, a assessoria de imprensa de Laurentino Dias relevou ainda que Cecília Carmo, recém-empossada vogal da direção da Federação Portuguesa de Natação, será a porta-voz oficial da candidatura.

"Sou porta-voz da candidatura "Unidos pelo Olimpismo" com muito orgulho e um enorme sentido de responsabilidade. O programa que agora se apresenta na totalidade é um compromisso com o desporto, os seus valores e uma obrigação para cumprir os novos desafios que se colocam na sociedade, onde o desporto deve assumir um papel determinante", destaca, citada na nota de imprensa.

Antiga jornalista com longo percurso ligado ao desporto, Cecília Carmo foi diretora de comunicação do COP entre abril de 2017 e setembro de 2018.

O antigo governante socialista, de 71 anos, é um dos três candidatos anunciados à presidência do COP, juntamente com o também antigo secretário de Estado do Desporto Alexandre Mestre e com o ainda presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes.

As eleições marcadas para 19 de março vão eleger o sucessor de Artur Lopes, que assumiu a presidência do COP após a morte de José Manuel Constantino em agosto passado.