O jogo entre a AD Vagos e o Benfica, relativo à 14ª jornada da Liga Betclic Feminina, irá ser apitado pelo árbitro panamense Julio Anaya, árbitro que apitou a final olímpica de basquetebol masculino e vai estrear-se na Liga feminina este fim de semana.

Natural do Panamá, o juiz iniciou a carreira como oficial de mesa em jogos locais na Cidade do Panamá, especificamente em Parque Lefevre, em 2003. Ao completar 17 anos, tornou-se árbitro nacional e, em 2011, com 19 anos obteve a licença da FIBA.

Anaya arbitrou diversas competições, podendo destacar-se a sua presença como árbitro na maior competição desportiva a nível mundial, os Jogos Olímpicos de Paris2024, onde integrou a equipa de arbitragem da final entre França e Estados Unidos. «Cada jogo foi vivido com intensidade, os jogadores deixavam tudo em campo para representar os seus países», disse em declarações à Federação Portuguesa de basquetebol, entidade a que se juntou em setembro. «Foi um desafio enorme porque tive de prestar o serviço que aquele cenário merecia», confessou. O árbitro de 32 anos esteve também no Mundial da China, em 2019, e no Mundial das Filipinas, em 2023.