Sporting empatou esta sexta-feira no reduto do Vitória de Guimarães, por 4-4, e isolou-se na liderança da Primeira Liga.
Depois da vitória no 'dérbi' com o Benfica em Alvalade, Rui Borges repetiu a fórmula e não mexeu no formação inicial na visita ao seu antigo clube. Enquanto que Daniel Sousa, o seu sucessor, mexeu em duas peças no seu xadrez.
Com casa cheia no D. Afonso Henriques, foram os campeões nacionais a abrir o marcador da partida, ainda os adeptos vitorianos estava a cantar o hino.
Aos dois minutos, Geovany Quenda fez o passe que desbloqueou a arrancada de Viktor Gyökeres. O avançado sueco driblou Óscar Rivas e, já dentro de área, rematou para o fundo da baliza à guarda de Bruno Varela.
Aos seis minutos, Eduardo Quaresma faz falta sobre Gustavo da Silva em zona frontal da baliza leonina. No minuto seguinte, os vimaranenses restabeleceram a igualdade do resultado na cobrança de um livre direto. Remate de Tiago Silva, Franco Israel ainda se esticou, mas não conseguiu parar o esférico.
Aos 14 minutos, os 'leões' colocaram novamente na frente. Tiago Silva entregou mal em zona proibida, Quenda isolou Gyökeres que na cara de Varela fuzilou a redes minhotas.
No segundo tempo, a toada foi a mesma: o Sporting continuava a dominar a partida. Aos 57 minutos, chegou o terceiro tento, que trouxe alguma tranquilidade à formação 'verde e branca'.
O 'suspeito do costume' Viktor Gyökeres chegou ao hat-trick. Um passe picado de Maxi Araújo acabou na cabeça de Hidemasa Morita que serviu um sueco "esfomeado de golo", que completamente isolado dentro de área atirou a contar.
Aos 69 minutos, o Vitória de Guimarães reduziu a desvantagem. Numa arrancada pela esquerda, Telmo Arcanjo cruzou e, de primeira, Kaio César disparou para o fundo das redes leoninas. Estava relançado o encontro a 20 minutos do fim.
Aos 82 minutos aconteceu o impensável. No ressalto, após o cabeceamento à barra de Dieu Michel, João Mendes apareceu sozinho a rematar para golo do empate.
Dois minutos chegou o momento da reviravolta. No seguimento de um pontapé livre, Telmo Arcanjo cruzou de forma milimétrica e Dieu Michel cabeceou para golo. Que minutos frenéticos no D. Afonso Henriques.
Aos 90+5, deu novamente o empate no marcador. Depois de um cruzamento vindo da esquerda que não é aproveitado por Harder, o corte da defesa vitoriana acabou nos pés de Francisco Trincão, que dentro de área, rematou em arco para golo.
Com o empate, os 'leões' passam a somar 41 pontos, mais um do que o FC Porto, que esta sexta-feira viu o seu jogo com o Nacional ser adiado para 15 de janeiro, devido ao nevoeiro, e mais três do que o Benfica, que soma 38 e recebe no sábado o Sporting de Braga, enquanto o Vitória de Guimarães segue no sexto lugar, à condição, com 25 pontos.