A segunda cirurgia em duas semanas impedirá o espanhol Jorge Martín de arrancar domingo no Grande Prémio da Tailândia, primeira corrida da nova época. A última vez que o campeão do Mundo não começou a temporada a defender o título foi em 1984, quando o norte-americano Freddie Spencer falhou Grande Prémio da África do Sul, igualmente lesionado, depois do seu pneu traseiro rebentar durante os treinos, atirando-o contra um muro de cimento.

Número

Piloto

Equipa

1

Jorge Martín

Aprilia

5

Johann zarco

CASTROL Honda LCR

10

Lucas Marini

Honda HRC

12

Maverick Vinales

Red bull KTM Tech3

20

Fabio Quartararo

 Monster Energy Yamaha

21

Franco Morbidelli

Pertamina Enduro VR46 Racing Team

23

EneBastianini

Red Bull KTM Tech3

25

Raúl Fernández

Trackhouse MotoGP (Aprilia)

Os números das motos, utilizados para identificar os pilotos, começaram usados em 1949, quando foi criado o Mundial. Inicialmente, os dorsais eram distribuídos por sorteio, e com o tempo os pilotos puderam escolher os seus números, criando uma ligação entre piloto e número que, em alguns casos, se tornariam marcas pessoais e intransmissíveis, como os casos de Valentino Rossi, com o seu famoso número 46, e de Marc Márquez, com o 93, ou Miguel Oliveira com o 88.

Número

Piloto

Equipa

33

Brad Binder

Red Bull KTM

35

Somkiat Chantra

Idemitsu Honda LCR

36

Joan Mir

Honda HRC

37

Pedro Acosta

Red Bull KTM

42

Alex Rins

Monster Energy Yamaha

43

Jack Miller

Prima Pramac Yamaha

A partir dos anos 90, a prática de entregar o número 1 ao atual campeão do mundo começou a perder força quando Rossi, primeiro, e depois Márquez abdicaram de usar o mesmo, mantendo os seus icónicos dígitos. Dois apenas, porque os regulamentos não permitem mais.

Número

Piloto

Equipa

49

Fabio Di Giannantonio

Pertamina Enduro VR46 Racing Team

54

Fermín Aldeguer

Gresini Racing

63

Francisco Bagnaia

 Ducati Lenovo

72

Marco Bezzecchi

Aprilia

73

Alex Márquez

Gresini Racing 

79

Ai Ogura

Trackhouse MotoGP (Aprilia)

88

Miguel Oliveira

Prima Pramac Yamaha

93

Marc Marquez

Ducati Lenovo

Ao longo da história do Mundial oito campeões não usaram o número 1 na primeira corrida da época. Martín (2025), Spencer (1984) e Kenny Roberts em 1979 por se encontrarem lesionados, mas outros por razões distintas.

O caso mais famoso é provavelmente, o do britânico John Surtees que em 1961 trocou o motociclismo, após quatro títulos de 500cc e três de 350cc, pela Fórmula 1, onde também se sagraria campeão nacional em 1964.

Em 1953, o italiano Umberto Masetti abandona a Gilera, acusando a equipa de favorecer Geoff Duke e tês anos depois foi o britânico que falhou depois de ser excluído durante seis meses por apoiar uma greve dos pilotos privados na luta por melhores condições económicas.

Dois anos mais tarde, em 1958,o italiano Libero LIberati manteve-se fiel à Gilera, que abandonou o Mundial, chegando mesmo a recusar uma oferta da MV Agusta acompanhada de um cheque em branco. Em 1966, o britânico Mike Hailwood venceu em 350cc e 250cc en Hockenheim, mas não disputou a de 500cc porque tinha superado os 500 quilómetros permitidos e Jim Redman tinha convencido a Honda a correr na categoria.