Greg Popovich, treinador lendário dos San Antonio Spurs, deixou esta sexta-feira o comando técnico do conjunto texano, anunciou esta sexta-feira a franquia. O treinador já não marcava presença no banco da equipa desde novembro do ano passado, quando sofreu um um enfarte antes de um jogo contra os Minnesota Timberwolves. Popovich assumiu o comando da equipa em 1996 e o resto foi história... conquistou cinco títulos (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014), tornou-se no treinador com mais vitórias na história da liga (1.412) e maravilhou os adeptos da NBA com o seu estilo de jogo muito concentrado no coletivo.

Popovich vai permanecer nos quadros dos San Antonio Spurs como presidente das operações de basquetebol, continuando assim com um papel bastante importante nas decisões da franquia.

Membro do Hall of Fame da NBA, Popovich é reconhecido como um dos melhores treinadores da história da modalidade, conquistando o prémio de treinador do ano da NBA em três ocasiões diferentes (2003, 2012 e 2014), empatado com Don Nelson e Pat Riley como os recordistas. Popovich também liderou a seleção nacional norte-americana ao ouro nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

"Ainda que o meu amor e paixão pelo jogo se mantenham intactos, é altura de deixar de ser treinador principal. Serei para sempre grato aos maravilhosos jogadores, treinadores, staff e fãs que me permitiram 'servi-los' enquanto treinador dos Spurs. Estou entusiasmado pela possibilidade de continuar a apoiar esta organização, a comunidade e a cidade, que tanto significam para mim", afirmou o técnico, num comunicado do 13.º classificado da Conferência Oeste.