No Estadi Olímpic Lluís Companys, o Barcelona levou a melhor diante do Alavés (1-0), num duelo a contar para a 22.ª jornada da LaLiga. Um golo solitário de Lewandowski acabou por ditar o rumo dos acontecimentos.

O primeiro tempo ficou marcado pela escassez de oportunidades. Apesar da maior percentagem de posse de bola, o emblema catalão apresentava claras dificuldades para alcançar a área contrária. Para além das debilidades ofensivas, o primeiro tempo ficou ainda marcado pelo choque entre Pablo Gavi e Tomás Conhecny, que retirou os dois intervenientes da partida. O avançado argentino teve mesmo que sair do duelo de maca.

No entanto, com o decorrer do segundo tempo, os visitantes mostraram maiores sinais de atrevimento, com Robert Lewandowski a ser o elemento mais inconformados. O internacional polaco, aos 57', ficou muito perto de abrir a contagem, mas o cabeceamento passou ligeiramente ao lado do poste. O tento do matador acabaria mesmo por chegar...

Pedri, aos 62', encontrou Lamine Yamal, solto de marcação, com um passe longo. O jovem extremo, de forma surpreendente, arriscou no remate de primeira. O volley desviou num jogador dos babazorros e seguiu em direção do segundo poste, onde apareceu o camisola '9' para encostar. No sítio certo à hora certa, como tantas vezes nos habituou.

Os pupilos de Flick, sem pressa, geriram os minutos finais a seu belo prazer, até à última indicação de Estadi Olímpic Lluís Companys. Com este resultado, o Barcelona passa a somar 45 pontos, no terceiro lugar da Premier League. Já o Alavés ocupa o 18.º posto - posição abaixo da linha de água -.