A equipa do Gil Vicente já seguiu rumo a Lisboa, onde estará em estágio até domingo, altura em que irá defrontar o Sporting em Alvalade (20h30). Contudo, grande parte da comitiva gilista continua por Barcelos, onde se comemora o 101.º aniversário do emblema da cidade, verificando-se um dia repleto de atividades em que estão a participar, por exemplo, o presidente Rui Silva e o presidente honorário Francisco Dias da Silva. 

O dia iniciou-se com o hastear da bandeira já habitual junto ao Estádio Cidade de Barcelos, seguindo-se uma eucaristia e romagem ao cemitério local, onde foi depositada duas coroas de flores: uma na zona de homenagem aos fundadores, sócios, dirigentes e atletas já falecidos; e outra no local de repouso de Adelino Ribeiro Novo, mítico guardião que deu o nome ao antigo estádio do Gil Vicente. 

O descerrar da placa ocorreu, a seguir, junto ao Teatro Gil Vicente, onde o emblema minhoto foi precisamente fundado, em 1924. Aí, também ocorreu a apresentação do livro do centenário. Note-se ainda que a entrega dos emblemas aos sócios com 25 e 50 anos de ligação ao clube foi alterada para o dia 6 de maio, devido às condições meteorológicas previstas para este sábado. A homenagem será conduzida pelas 21 horas desse dia, no Estádio Cidade de Barcelos.