O piloto da McLaren Oscar Piastri conquistou a pole position para o Grande Prémio do Bahrain, com George Russell, da Mercedes, a juntar-se ao australiano na primeira linha para a corrida deste domingo.

O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, qualificou-se em terceiro e o 'rookie' Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, em quarto, com Pierre Gasly, da Alpine, em quinto.

O companheiro de equipa de Piastri e atual líder do campeonato de pilotos, Lando Norris, alcançou o sexto lugar na grelha de partida, com o tetracampeão mundial, Max Verstappen, da Red Bull, em sétimo.

Penalizações ditam mudanças na grelha de partida

No entanto, George Russell viria a ser penalizado duas horas depois da sessão pelos comissários, juntamente com o seu companheiro de equipa, o italiano Kimi Antonelli (Mercedes), perdendo um lugar na grelha cada um.

Russell sairá, assim, do terceiro lugar (por troca com Leclerc) e Antonelli do quinto (por troca com o francês Pierre Gasly, da Alpine).

A penalização surgiu devido a um erro da equipa germânica durante a segunda das três fases da qualificação (Q2). O francês Esteban Ocon (Haas) despistou-se de forma aparatosa e obrigou à paragem da sessão com bandeiras vermelhas.

Quando a sessão estava prestes a ser retomada, a Mercedes mandou os seus carros para a via das boxes antes da autorização oficial para a saída da garagem.

Mesmo com estas penalizações, o campeão em título Max Verstappen (Red Bull) não foi além do sétimo lugar da grelha. O piloto neerlandês queixou-se da instabilidade do monolugar ao longo deste fim de semana.

"Temos de investigar para perceber as razões dessa instabilidade", frisou.

Pior está o britânico Lewis Hamilton (Ferrari), que não foi além da nona posição, atrás do espanhol Carlos Sainz (Williams), a quem tirou o lugar na escuderia italiana.

O japonês Yuki Tsunoda (Red Bull) fechou o lote dos 10 mais rápidos.

Guia Fórmula 1: horários e curiosidades sobre o Grande Prémio do Bahrain

Com LUSA