O FC Porto já escolheu o treinador que assumirá o comando da equipa A no período pós-Vítor Bruno. José Tavares Ferreirinha, 44 anos e coordenador da formação, terá a responsabilidade de orientar os próximos dias de trabalho e, provavelmente, o jogo contra o Olympiacos para a Liga Europa.

Tudo dependerá da rapidez com que a SAD de André Villas-Boas seja capaz de identificar o sucessor de Vítor Bruno. Nesta segunda-feira, sabe o zerozero, a administração está reunida e em contactos exploratórios junto de potenciais escolhas. O dossier não será, porém, de fácil resolução.

Nome muito respeitado no universo azul e branco, José Tavares está desde 2010 ligado aos dragões, embora tenha passado pelos Estados Unidos da América entre 2022 e 2024.

Nesse período, o treinador comandou a equipa B do Charlotte FC, na MLS Next Pro. O zerozero entrevistou-o duas vezes. Primeiro para partilhar a opinião em relação à «euforia com a chegada de Messi» aos EUA e depois para oferecer aos nossos leitores um ponto de vista sobre a saída de Otávio para o Al Nassr.

José Tavares passou praticamente por todos os escalões da pirâmide desportiva do FC Porto, até chegar a treinador da equipa B em 2016/17. Regressou, posteriormente, a uma função de coordenação das camadas jovens e de 2020 a 2022 tomou conta dos sub19.

Nos próximos dias, a arrancar já na sessão agendada para as 18 horas desta segunda-feira, José Tavares Ferreirinha será treinador interino do FC Porto.