
O sonho europeu continua bem vivo, tanto em Famalicão, como na Amoreira. Os comandados de Hugo Oliveira vivem o melhor momento da época - duas vitórias seguidas e apenas duas derrotas nas últimas dez partidas -, enquanto Ian Cathro vive um período semelhante: sete vitórias, quatro empates e duas derrotas nos últimos 13 jogos.
Os dois emblemas passaram por alguns altos e baixos na temporada, mas parecem ter estabilizado do ponto de vista exibicional. Em caso de triunfo, os famalicenses ficam a três pontos do Santa Clara (46 pontos), ao passo que o Estoril fica a quatro dos açorianos.
Um cenário, em caso de derrota do emblema do Açores diante Sporting, muito interessante para alimentar o sonho para o que falta jogar na temporada. De resto, no caso do Famalicão, o «sonho Europa» é algo que tem escapado nas últimas temporadas, sendo que os famalicenses terminaram no oitavo posto nas últimas três épocas.
O técnico famalicense, em conferência de antevisão, apesar de «confiante», recusou a «pressão» de chegar aos lugares europeus.
8 Jogos, 4V 1E 3D (DG: 11-12)
Últimos Resultados:
23/24: FCF 1-1 GDEP
22/23: FCF 1-0 GDEP
21/22: FCF 3-1 GDEP
93/94: FCF 1-0 GDEP
92/93: FCF 1-2 GDEP
ver mais >>
«Esta equipa entra sempre em campo para ganhar. No fim, faremos as contas. Temos de estar orgulhosos do que temos vindo a fazer, não só este ano, mas desde o momento em que chegámos, o contexto em que estava o clube, a equipa, os dados, as performances. A evolução foi muita. Mas há ainda muito por fazer, muito por crescer», atirou.
Do lado de Cascais, a história europeia já foi escrita no passado - em duas temporadas seguidas -, mas a época, com a manutenção praticamente assegurada, ainda pode ter contornos históricos. Apesar disso, o técnico escocês mostrou-se mais conservador.
«Neste momento não estamos preparados para isso. Estamos prontos para ir ganhar o jogo a Famalicão, isso é o que vamos tentar fazer. Se dermos um passo atrás e olharmos para a big picture, não estamos preparados, nem a equipa nem o clube, para dizer qual é o nosso objetivo», afirmou.
Os dados estão lançados. Com o sonho europeu em cima da mesa, Famalicão e Estoril prometem um excelente espetáculo de futebol.
Onzes Prováveis
FC Famalicão: Lazar Carević, Rodrigo Pinheiro, Enea Mihaj, Justin de Haas, Pedro Bondo, Tom van de Looi, Mathias de Amorim, Sorriso, Gustavo Sá, Óscar Aranda, Simon Elisor
Estoril Praia: Kevin Chamorro, Kévin Boma, Pedro Álvaro, Felix Bacher, Wagner Pina, Vinícius Zanocelo, Jordan Holsgrove, Pedro Amaral, Yanis Begraoui, André Lacximicant, João Carvalho