O desporto cria laços para sempre. As antigas atletas da ginástica rítmica do Lisboa Ginásio Clube voltaram a encontrar-se passado meio século, para celebrar os 50 anos da realização da 1.ª edição do Campeonato Nacional daquela modalidade, desenvolvida pelo pioneirismo do emblema da capital, onde se destacou por muitas épocas.

Refira-se que a ginástica rítmica é uma disciplina olímpica feminina, que se caracteriza pela beleza e harmonia de movimentos, onde as dificuldades gímnicas são combinadas com o manejo de aparelhos portáteis (corda, arco, bola, maças e fita) em interpretações diversas, de acordo com o acompanhamento musical.

Este encontro recente teve a presença de cerca de 15 antigas ginastas, que contaram com a participação especial de duas treinadoras Jenny Candeias e Helena Leal, nas épocas de 1970 e 1980.

O reencontro foi comovente, com as antigas companheiras de equipa a partilharem fotografias, vídeos e histórias cheias de recordações de há 50 anos.

No final, Helena Leal, atualmente membro da direção do Lisboa Ginásio Clube, lançou às antigas atletas o desafio de formar uma equipa para participar na Gymnaestrada de 2027 em Lisboa.

Ficou o desejo das antigas atletas voltarem a encontrar-se em eventos futuros.