Darío Poveda é o jogador do momento no Farense. O avançado de 28 anos foi decisivo - com golos - nas duas recentes vitórias consecutivas [ambas por 2-1] do clube algarvio, que mantiveram vivo o objetivo da permanência até esta última jornada. Um estado que certamente Poveda quererá dar continuidade neste sábado, quando os leões de Faro receberem o Santa Clara no São Luís.

O espanhol não precisou de muito tempo para faturar. Com o Famalicão entrou aos 78’ e marcou 13 minutos depois (90+1’), desfazendo o empate. Agora, nesta jornada em Guimarães, entrou aos 87’ quando o jogo também estava empatado e passados cinco minutos deu nova vantagem aos algarvios.

Antes, Poveda tinha três golos apontados, com um deles também a ser decisivo, na vitória (1-0) frente ao Estrela da Amadora, na 12.ª jornada. Benfica na Liga e Arouca na Taça de Portugal, também foram vítimas da pontaria do atacante formado no Villarreal e que esteve ligado ao Atlético Madrid de 2018 a 2020, com 19 golos apontados na equipa B.

Apesar de não ter muito tempo de jogo – 1053 minutos, apenas o 15.º jogador mais utilizado no FarenseDarío Poveda tem cativado Tozé Marreco. «Tem tido um compromisso inexcedível com a equipa, já ficou fora dos convocados, já foi titular, e isto é uma resposta de um senhor, de gente com caráter, e é isso que queremos», reconhece o treinador dos algarvios.

Nos escalões de formação, Darío Poveda foi um avançado promissor, ao ponto de ter sido convocado por Luis De La Fuente – atual selecionador A de Espanha – para a fase de qualificação do euro-2016, no escalão de sub-19, ao lado de Unai Simón, Oyarzabal e Borja Mayoral.