Quando, a partir das 20h30 de sexta-feira, Famalicão e SC Braga começarem a medir forças na abertura da 31.ª jornada da Liga, Hugo Oliveira viverá um sentimento especial: terá pela frente o adversário contra o qual se estreou enquanto treinador principal.

A 16 de dezembro de 2024, o técnico saboreava as primeiras sensações da nova aventura na carreira. Depois de cerca de duas décadas a exercer funções de treinador de guarda-redes – Rebordosa, Marco, Gil Vicente, UD Leiria, Portugal, Benfica, Hull, Watford, Everton e Fulham (estes últimos quatro de Inglaterra, onde trabalhou com Marco Silva) -, Hugo Oliveira decidiu abraçar o projeto que lhe foi oferecido pelos azuis e brancos do Minho e rumou a Vila Nova.

Armando Evangelista – que para a Liga havia somado 12 jogos, quatro vitórias, cinco empates e três derrotas – saiu depois do desaire (1-2) no Estoril, a 1 de dezembro do ano passado, sendo que no encontro seguinte, a receção ao FC Porto (1-1), foi Ricardo Silva (antigo jogador do clube e um dos treinadores da casa) a orientar a equipa.

Seguiu-se, então, uma nova era em Famalicão e Hugo Oliveira foi o eleito pela SAD liderada por Miguel Ribeiro para comandar a nau famalicense. O debute aconteceu na Pedreira e o empate (3-3), que até poderia, à partida, ser visto como um bom resultado, acabou por ter… sabor amargo. Tudo porque os azuis e brancos tiveram duas vantagens de dois golos – 2-0 e 3-1 -, mas os arsenalistas acabaram por reduzir já dentro do último quarto de hora e evitaram mesmo o desaire em período de compensação.

Triunfo será histórico e alimenta… Europa

Este trajeto de Hugo Oliveira até tem sido positivo, uma vez que, sob a sua orientação, o Famalicão conquistou 25 pontos em 51 possíveis: 17 jogos, sete vitórias, quatro empates e seis derrotas. Na retina tem também ficado o registo positivo entre golos marcados e sofridos: 25-21.

A todos estes dados há ainda a acrescentar um outro que pode permitir ao treinador ficar, desde já, na história do clube: cinco vitórias consecutivas em casa para a Liga. Se o Famalicão derrotar o SC Braga, será o quinto triunfo seguido no Municipal – Moreirense (2-0), Rio Ave (1-0), Aves SAD (4-1) e Estoril (3-0).

Caso a receção aos guerreiros redunde em sucesso, o Famalicão reforçará o seu lugar na primeira metade da tabela e, em simultâneo, continuará a sonhar com o 5.º lugar, que poderá dar acesso às competições europeias na próxima temporada – se Benfica ou Sporting conquistarem a Taça de Portugal, o 3.º classificado (SC Braga ou FC Porto) entrará de forma direta na UEFA Europa League, o 4.º terá acesso, no mínimo, à 2.ª pré-eliminatória dessa mesma competição, e, por consequência, a equipa que concluir o campeonato no 5.º posto terá bilhete garantido para a 2.ª pré-eliminatória da UEFA Conference League – tal como, de resto, aconteceu na época em curso com o Vitória de Guimarães.

Sugestão de vídeo: