Os italianos do Lecce, que fizeram uma proposta concreta por Danilo Veiga, como Record deu conta, procederam também a uma abordagem por Tiago Gabriel, que foi de pronto declinada pelos tricolores.

O emblema transalpino, apostado em fugir aos lugares da despromoção (ocupa a 17.ª posição da Série A, com apenas um ponto a mais dos que ficam condenados à descida), focou-se no Estrela da Amadora como base de recrutamento, onde contrataram no verão Kialonda Gaspar por 2 milhões de euros, com os tricolores a garantirem 10% dos direitos económicos do internacional angolano.

Tiago Gabriel aproveitou da melhor forma a oportunidade decorrente das várias lesões dos centrais Miguel Lopes e Ferro para se afirmar de forma convincente no eixo da defesa e é tido como um valor emergente, com grande margem de progressão e valorização, pelo que a investida dos giallorossi foi de imediato travada.

O central de 20 anos leva nesta altura 10 jogos (891 minutos) e um golo marcado pela equipa principal do Estrela da Amadora.