As meias-finais da Liga dos Campeões Feminina começam este fim de semana, com desafios europeus difíceis e de alta qualidade, com grandes equipas.

Não será um fim de semana fácil para nenhum dos emblemas, pois o pedigree europeu já se mostra considerável. Afinal, podemos estar a olhar para uma final da Liga dos Campeões totalmente inglesa, uma reedição da final da temporada passada ou uma final surpreendente. O destino que todos querem: Estádio José Alvalade, no dia 24 de maio.

Arsenal vs. Lyon

@Getty /
A primeira meia-final vê o Arsenal, que chegou aqui após uma reviravolta épica contra o Real Madrid, enfrentar um Lyon que despachou facilmente o Bayern Munchen.

A equipa de Renée Slegers sentir-se-á confiante para este jogo, com a equipa do norte de Londres numa sequência de quatro vitórias consecutivas, incluindo uma grande vitória por 5-1 sobre o Leicester City na WSL durante a semana.

O Lyon, por sua vez, só conseguiu empatar contra o Paris FC na semana passada, mas ainda desfruta de uma confortável vantagem de oito pontos sobre o Paris SG no topo da liga francesa.

Estas duas equipas enfrentaram-se pela última vez na Liga dos Campeões em 2022/23 com dois resultados muito diferentes. O Arsenal impôs-se ao Lyon em França, ao vencer por 5-1, num jogo em que Caitlin Foord e Beth Mead marcaram por duas vezes e Frida Maanum a marcar o restante tento.

Essa foi a única vez em sete jogos que o Arsenal venceu o Lyon. De facto, a equipa francesa ganhou outro encontro em Inglaterra graças a um autogolo de Frida Maanum.

No seu melhor, o Arsenal sentirá que pode derrotar o Lyon, mas poderá precisar de uma vantagem confortável no jogo em casa para carimbar um possível passaporte frente a um eterno candidato.

Barcelona vs. Chelsea

@Chelsea FC Women
Um confronto que poderia facilmente ter sido a final. O Barcelona é o atual campeão da Liga dos Campeões e esperará defender o seu título, mas enfrentar a melhor equipa de Inglaterra não será fácil.

Esta temporada, o lado catalão pareceu mais mortal do que em temporadas anteriores, tendo perdido um surpreendente total de TRÊS jogos em todas as competições. As blaugrana foram derrotadas pelo Real Madrid, Levante e Manchester City esta temporada. Este é um fator que a equipa de Sonia Bompastor certamente quererá aproveitar.

Em comparação, o Chelsea só perdeu por uma vez em todas as competições - a derrota por 2-0 na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões contra o Manchester City, que foi anulado por uma vitória por 3-0 na segunda mão.

Este é, claro, um reencontro das meias-finais da temporada passada. Nesse encontro, foi o Chelsea quem conseguiu uma surpreendente vantagem de 1-0 após a primeira mão em Barcelona. No entanto, o conjunto na altura orientado por Jonatan Giráldez reagiu em Londres, desfrutando de uma vitória por 2-0 em Stamford Bridge, embora com duas jogadoras que agora representam o Chelsea: Lucy Bronze e Keira Walsh.

Conseguirá o Arsenal surpreender ou o Lyon volta ao grande palco? Será que o Chelsea vai conseguir travar o Barcelona - que não conta com Kika Nazareth por lesão? Só as meias-finais o dirão.