À medida que a temporada de Fórmula 1 de 2025 se aproxima, Yuki Tsunoda da Racing Bulls admite que a equipa não entra na nova temporada na mesma posição de força que desfrutava há um ano. Apesar dos esforços contínuos para avançar com o seu novo carro, o progresso desejado ficou aquém, deixando-os numa posição ligeiramente precária.

Em 2023, a Racing Bulls demonstrou um impulso significativo, emergindo como a equipa mais competitiva entre um meio do pelotão bastante equilibrado. O seu aumento tardio na temporada foi um testemunho da sua tenacidade e destreza estratégica. A equipa, sediada em Faenza, Itália, estava à beira de alcançar a Aston Martin. No entanto, um pacote de atualizações aceleradas para o Grande Prémio da Espanha levou a complicações imprevistas, travando o seu ímpeto.

O desempenho da equipa diminuiu nas nove corridas seguintes, marcando apenas seis pontos em comparação com os 28 iniciais nas primeiras nove corridas. A decisão da equipa de voltar a componentes mais antigos na tentativa de estabilizar o seu desempenho teve o efeito oposto. A sua competitividade diminuiu, deixando-os para trás em relação aos rivais Alpine e Haas, relegando-os para a oitava posição.

Apesar destes contratempos, a Racing Bulls demonstrou resiliência ao introduzir novos desenvolvimentos mais tarde na temporada. No entanto, o erro cometido no início da temporada já tinha inclinado a balança, provando ser um erro dispendioso.

Tsunoda, no entanto, permanece otimista em relação ao VCARB 02, o mais recente carro da equipa. Ele reconhece que é uma melhoria em relação ao seu predecessor, mas admite que pode não começar a temporada de 2025 com a competitividade que esperavam.

“Em comparação com a primeira metade da última temporada, pode ser que não comecemos a todo o gás com o mesmo nível de desempenho,” admitiu Tsunoda, falando a um grupo de jornalistas, incluindo os da Motorsport Week.

Racing Bulls também enfrentou problemas durante a fase de testes. Apesar de ter completado 454 voltas louváveis, a equipa encontrou dificuldades com os travões que levaram Tsunoda a passar algum tempo na garagem. No entanto, o piloto japonês mantém-se tranquilo, compreendendo que identificar e resolver estes problemas durante os testes ajudará a prevenir complicações futuras.

Tsunoda expressou a sua surpresa com os resultados dos testes, mas manteve-se positivo em relação ao futuro: “Tivemos alguns momentos difíceis e as coisas nem sempre correram como planeado, mas é para isso que servem os testes. É benéfico descobrir estes problemas agora para os evitar em corridas futuras.”

Enquanto a Racing Bulls enfrenta um início desafiante na temporada de F1 de 2025, o otimismo de Tsunoda e a resiliência da equipa prometem uma jornada emocionante pela frente. À medida que navegam por estes primeiros desafios, os fãs e concorrentes estarão atentos ao seu progresso. Será que a Racing Bulls voltará a atacar com renovado vigor, ou continuará a sentir a pressão de estar atrás dos seus rivais? Só o tempo dirá.