
A 73ª edição das 12 Horas de Sebring do Campeonato IMSA SportsCar foi um turbilhão de ação, drama e competição de alto risco. À medida que a poeira assenta na pista de corrida, mergulhamos nas cinco histórias principais que moldaram esta intensa corrida de resistência.
A grelha de partida contou com 56 participantes a aquecerem os motores às 09:00, hora local, mas apenas 46 conseguiram cruzar a linha de chegada. Metade dos DNFs foi da categoria GTD. A corrida foi uma emocionante jornada, desde o início caótico até à fase intermédia com quatro horas de corrida ininterrupta, culminando numa emocionante corrida até à bandeira de xadrez.
A vitória na LMP2, como era de esperar, foi decidida na frenética hora final. No entanto, não foi apenas o sprint final que determinou o resultado. A fase inicial da corrida viu uma colisão entre o #18 Era Motorsport Oreca 07 e o #88 AF Corse Oreca 07, definindo o tom para um tumultuoso confronto na LMP2. O #11 Oreca da TDS Racing, com Steven Thomas, Hunter McElrea e Mikkel Jensen ao volante, superou consistentemente os seus rivais, emergindo como um claro favorito.
O #04 Oreca da Crowdstrike Racing e a equipa #43 da Inter Europol Competition deram à TDS Racing uma corrida difícil. A última hora viu o piloto do Peugeot Hypercar da WEC, Malthe Jakobsen, a liderar um feroz sprint final. No entanto, uma colisão menor com o #13 AWA Corvette Z06 GT3.R de Matt Bell rendeu à equipa de Jakobsen uma penalização, ilustrando as margens extremamente finas que podem decidir uma corrida.
As categorias GTD Pro e GTD viram campeões anteriores reafirmarem a sua supremacia. Na GTD Pro, o #77 AO Racing ‘Rexy’ Porsche 911 GT3.R, com os pilotos Laurin Heinrich, Klaus Bachler e Alessio Picariello, exibiu a sua forma dominante. Apesar de não ter conseguido garantir a pole position, a AO Racing lembrou a todos porque é a equipa a vencer na categoria GTD.
Na categoria GTD, o Mercedes-AMG GT3 da Winward Racing, conduzido por Russell Ward e Indy Dontje, demonstrou uma destreza semelhante. Philip Ellis também contribuiu para a vitória da equipa com uma performance impressionante na segunda metade da corrida.
A Porsche adicionou outra vitória ao seu currículo com o seu 19.º triunfo nas 12 Horas de Sebring, igualando o seu recorde nas 24 Horas de Le Mans. No entanto, a Wayne Taylor Racing teve um dia para esquecer na pista, com uma série de incidentes infelizes.
A AF Corse teve um dia difícil nas corridas, com os seus carros LMP2 e GTD forçados a desistir. Apesar de um início promissor, uma série de incidentes infelizes terminou a sua corrida prematuramente.
O #23 Aston Martin Valkyrie teve uma impressionante estreia na IMSA em Sebring. Apesar de enfrentar uma pista desafiadora, o carro, conduzido por Alex Riberas, Ross Gunn e Romain de Angelis, terminou entre os dez primeiros, indicando um futuro promissor para este novo participante.
Em conclusão, as 12 Horas de Sebring foram um espetáculo emocionante que proporcionou a sua quota parte de ação, drama e desilusão. A corrida foi um testemunho da habilidade, estratégia e resiliência das equipas e dos seus pilotos. À medida que aguardamos a próxima edição, podemos esperar ainda mais ação de corridas de alta octanagem do mundo do automobilismo.