Taça da Liga, meias-finais: terça-feira, 7 de janeiro de 2025, 19h45
A ANTEVISÃO: RIVAIS MEDEM FORÇAS EM COMPETIÇÃO QUE JÁ DEU MOTIVOS PARA SORRIR A AMBOS
Leiria será o palco de mais uma partida de grandes emoções entre dois gigantes: Sporting e Porto. Com ambas as equipas com fortes expetativas em alcançar a conquista da competição, esta será uma partida de grande interesse para os adeptos leoninos bem como para os azuis e brancos.
Com o Sporting a viver um período de novos ares (fruto da mudança no comando técnico, com a retirada de João Pereira para a aposta em Rui Borges), os verdes e brancos querem iniciar o ano de 2025 com a conquista da Taça da Liga, esta que é de boas memórias para o Clube de Alvalade, pois nas últimas sete edições, os leões venceram por quatro ocasiões.
Já o Porto chega à fase final da competição totalmente embalado nos resultados positivos alcançados recentemente na Primeira Liga. Os futebolistas de Vítor Bruno colocam assim todas as fichas na crença de alcançar um lugar no derradeiro embate, que será diante do vencedor entre Benfica e Braga, duelo que será disputado na quarta-feira, 8 de janeiro.
Com as duas formações altamente motivadas, Leiria pintar-se-á de tons de verde e azul naquele que será o terceiro Clássico da temporada em curso que colocará frente a frente as duas turmas que se encontram na ‘cabeça’ da atual edição do Campeonato Português.
O árbitro do Clássico será António Nobre.
10 DADOS RÁPIDOS
- Sporting e Porto já mediram forças por 251 vezes com o registo a sorrir para o emblema da Invicta (93 vitórias e 73 empates).
- Em campo neutro, tipo de recinto onde dragões e leões defrontar-se-ão, o histórico é favorável ao Sporting, com sete triunfos.
- Na Taça da Liga, os dois titãs protagonizaram seis encontros, com dois triunfos para o Clube de Alvalade, um para o Porto, e três empates.
- A última vez que os leões e dragões mediram forças para a Taça da Liga foi em 2022/23, na final da competição, onde a turma portuense derrotou os lisboetas e alcançou a primeira conquista da prova no seu histórico.
- Nesta partida, Stephen Eustáquio e Marcano foram os trunfos de Sérgio Conceição para a festa dos dragões.
- O último futebolista do Sporting a abanar as redes azuis e brancas foi Geny Catamo.
- Já do lado portuense, Iván Jaime selou o triunfo da turma de Vítor Bruno na Supertaça, apontando o tento decisivo.
- Para alcançar as meias-finais da Taça da Liga, o Sporting eliminou o Nacional, após uma vitória por 3-1.
- O Porto deixou pelo caminho o Moreirense, em partida disputada no Estádio das Antas.
- A par de António Nobre, a equipa de arbitragem para o Clássico contará com Luciano Maia e Nélson Pereira, como assistentes, enquanto que o VAR estará ao encargo de André Narciso, Vasco Santos e João Bessa Silva.
JOGADORES A TER EM CONTA
Viktor Gyokeres – Inevitável colocar o nome do ponta-de-lança sueco, de 26 anos, nos atletas a seguir neste Clássico. Depois de um hat-trick apontado no empate a quatro bolas, o camisola 9 do Sporting, quer voltar a causar estragos ao Porto, esta que tem sido uma ‘vítima’ na sua aventura em solo português. São quatro golos e quatro assistências em cinco duelos.
Samu Omorodion – Bem como o avançado sportinguista, também o jovem espanhol tem sido decisivo na frente de ataque do Porto. Aponta agora mira à estreia a titular em Clássicos diante dos leões, uma vez que não constava no plantel aquando da partida para a Supertaça e entrou a partir do banco na partida da quarta jornada da Liga Portuguesa.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting: Vladan Kovacevic, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.
Treinador: Rui Borges
«O Porto é uma equipa bastante dinâmica, intensa. A ambição tem de prevalecer. Acredito mesmo nisso, e os jogadores têm essa noção. Querem ganhar, acrescentar troféus, dar troféus à grandeza do Sporting. Mais do que tudo, a ambição tem de prevalecer. Vai haver momentos em que estaremos cansados? Sim, mas o adversário também estará. A ambição e motivação têm de estar sempre connosco, até por aquilo que representa este jogo».
Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio, Nehuén Perez, Galeno, Eustáquio, Alan Varela, André Franco, Rodrigo Mora, Pepê e Samu.
Treinador: Vítor Bruno
«Taça da Liga? É um objetivo da época, que surge num bom momento, mas temos de desconfiar do momento e não embarcar em demasia. Temos de olhar com respeito e humildade para um adversário forte. Temos de ganhar para estar na final».
PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 2-1 FC Porto