
Mais um dossier fechado: Gonçalo Borges é oficialmente jogador do Feyenoord! O extremo de 24 anos transferiu-se em definitivo para o clube neerlandês e permite ao FC Porto encaixar uma boa verba com a sua transferência.
Tal como o zerozero havia anunciado na passada sexta-feira, dia 18 de julho, os dragões aceitaram a proposta do clube neerlandês. Segundo a nota oficial lançada pelo clube azul e branco, os cofres portistas vão receber «11 milhões de euros pelos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos» do jogador.
Dentro do 'bolo' dos 11 milhões, dez correspondem a uma «remuneração garantida» que será acrescida de uma «remuneração variável máxima» de um milhão de euros.
O acordo estipula ainda uma parcela de 15% de uma mais-valia futura na venda dos direitos de inscrição do jogador. O FC Porto garante ainda que o negócio se deu sem qualquer «intervenção de intermediação» e que assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade a terceiros.
Recorde-se que Gonçalo Borges recusou a proposta do Botafogo por não querer jogar no Brasil nesta fase da carreira. A entrada do Feyenoord em cena mudou a perspetiva do extremo, depois de saber que não entraria nas contas de Francesco Farioli.
A possibilidade de representar o histórico de Roterdão e o maior número de minutos de jogo foram fatores fundamentais na escolha do jovem. De resto, Gonçalo Borges até já foi apresentado em grande estilo - chegada de helicóptero - com as cores do emblema neerlandês.
Em 2024/25, pelo FC Porto, o internacional jovem português participou em 38 jogos, onde apontou dois golos e fez seis assistências, fazendo desta a segunda época mais prolífera da sua, ainda, curta carreira.