Na última fornada de duelos para a Bundesliga, ficaram decididas as contas europeias. Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund asseguraram o passaporte para a Liga dos Campeões, já o SC Freiburg caiu para a Europa League. Mainz vai disputar a Conference League.

No Europa-Park Stadion, SC Freiburg e Eintracht Frankfurt procuravam reservar a sua vaga na próxima edição da Champions. A equipa da casa entrou na importante disputa com o pé direito, abrindo a contagem aos 27': Matthias Ginter, de cabeça, serviu Ritsu Doan, que não se fez rogado.

Todavia, os adler não atiraram a toalha ao chão e, como tal, foram recompensados com o tento da igualdade, no último suspiro da primeira parte. Ansgar Knauff, após um belo trabalho individual, rematou colocado, não dando qualquer hipótese a Noah Atubolu. A finalização certeira galvanizou os pupilos de Toppmöller, que acabariam mesmo por reverter a delicada situação inicial.

Aos 61', Rasmus Kristensen arranjou uma brecha para premir o gatilho na entrada da área. A tentativa cruzada acabou por entrar junto ao poste esquerdo. Ellyes Skhiri, dois minutos depois, desferiu a machadada final - com alguma sorte à mistura (1-3). Apito final. Euforia de um lado, profunda desilusão no outro.

Dia de festa... só para alguns

O Borussia Dortmund partiu para a última jornada em posição de Liga Europa. O último teste da campanha seria diante do Holstein Kiel, equipa já despromovida ao segundo escalão. Num encontro de sentido único, os borussen somaram três preciosos pontos.

Logo aos 3', Sehrou Guirassy, na marca dos onze metros, anotou o seu 21.º golo na competição. Aos 9', o pesadelo dos visitantes acentuou-se, com a expulsão de Carl Johansson, depois de uma entrada bastante imprudente.

Marcel Sabitzer, após o descanso, garantiu uma maior almofada ao conjunto pintado de amarelo. Aos 73', Felix Nmecha correspondeu da melhor forma ao cruzamento de Daniel Svensson, sentenciando, assim, o compromisso (3-0). Com o desaire do SC Freiburg, os pupilos de Niko Kovac garantiram um lugar ao sol na prova milionária.

Com os mesmos pontos na tabela classificativa, Mainz e RB Leipzig lutavam, arduamente, pela vaga no playoff da Conference League. Porém, os jogos de ambas as formações não se anteviam fáceis. Enquanto o RB Leipzig caiu, dentro de portas, perante o Stuttgart (2-3), o Mainz empatou contra o Bayer Leverkusen, na despedida de Xabi Alonso (2-2).