
Os Detroit Pistons regressaram na segunda-feira, quase 17 anos depois, às vitórias nos playoffs da NBA, depois de vencerem em casa dos New York Knicks, por 100-94.
No segundo encontro da primeira ronda dos play-offs, os Pistons interromperam uma série de 15 derrotas consecutivas - um recorde na competição - na segunda fase da NBA, que durava desde o jogo cinco da final da Conferência Este de 2008, frente aos Boston Celtics.
Depois de empatarem a final do Este em 2008, os Pistons, campeões em 1989 e 1990, somaram duas derrotas frente aos Celtics, caindo depois por 4-0 na primeira ronda em 2009, 2016 e 2019, último ano em que tinham atingido os play-offs.
Pressionados pela derrota no primeiro jogo, os Pistons voltaram a tremer e a deixarem fugir uma boa vantagem, mas acabaram por segurar o triunfo no Madison Square Garden, muito graças à excelente exibição do base Cade Cunningham, com 33 pontos e 12 ressaltos.
"É um grande sentimento. Sabe bem representar a cidade como fizemos hoje. Era algo que a cidade esperava há muito tempo. Sentimo-nos bem e estamos preparados para regressar a casa e jogar em frente a eles [adeptos]", disse Cunningham, o melhor 'rookie' de 2021/22.
Nos Knicks, Jalen Brunson chegou aos 37 pontos num encontro em que Karl-Anthony Towns e OG Anunoby ficaram nos 10, depois de terem feito 23 no primeiro encontro da eliminatória inaugural.
Com uma vitória para cada equipa, o terceiro encontro da primeira eliminatória dos play-offs da NBA disputa-se na quinta-feira, já em Detroit.
No Oeste, os Los Angeles Clippers também empataram a eliminatória frente aos Nuggets, depois de vencerem em Denver, por 105-102, num encontro em que Kawhi Leonard marcou 39 pontos, com uma percentagem de 78,9% nos lançamentos de campo.
Pela segunda vez na carreira, Leonardo passou dos 35 pontos com uma percentagem de acerto superior a 75% nos play-offs, tornando-se o quarto jogador a consegui-lo, depois de Dirk Nowitzki (três vezes), Devin Booker (duas) e Shaquille O'Neal (duas).
Apesar de sete perdas de bola e ter falhado quatro dos 10 lançamentos livres tentados, o sérvio Nikola Jokic voltou a ser a grande figura dos Nuggets, com mais um triplo-duplo, com 26 pontos, 12 ressaltos e 10 assistências.
O terceiro jogo do confronto entre Clippers e Nuggets também se disputa na quinta-feira, em Los Angeles.