A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Los Angeles'2028 vai ser realizada em dois recintos, o Los Angeles Memorial Coliseum e o SoFi Stadium, em Inglewood, que vai acolher o arranque dos Paralímpicos.

Depois da inédita abertura de Paris'2024, que pela primeira vez foi realizada fora de um estádio, ao longo do Rio Sena e de outras zonas da capital francesa, os organizadores dos Jogos Los Angeles'2028 decidiram voltar a inovar numa cerimónia, que será realizada pela primeira vez em dois estádios em simultâneo.

"Em 14 de julho de 2028, a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai ser partilhada pelo LA Memorial Coliseum e o estádio em Inglewood, criando uma inédita celebração em dois locais, que vai fazer com que o Coliseum seja o primeiro recinto da história a receber eventos em três Jogos Olímpicos", lê-se num comunicado dos organizadores.

O LA Memorial Coliseum, construído em 1923 e que já teve provas dos Jogos de 1932 e de 1984, vai também receber a cerimónia de encerramento, em 30 de julho, acolhendo igualmente o encerramento dos Jogos Paralímpicos, em 27 de agosto.

A cerimónia de abertura dos Paralímpicos está marcada para 15 de agosto, em Inglewood, no SoFi Stadium, que se vai transformar no maior recinto de sempre a acolher competições de natação durante Los Angeles2028.

"Estes dois extraordinários recintos vão criar uma experiência inesquecível, acolhendo fãs de todo o mundo para uns Jogos Olímpicos e Paralímpicos nunca vistos e que vão ficar como os mais incríveis Jogos da história", disse o presidente do comité organizador, Casei Wasserman.

A mayor de Los Angeles, Karen Bass, salientou o facto de o Memorial Coliseum, onde Carlos Lopes conquistou a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal, na maratona em 1984, se tornar o primeiro recinto a acolher provas de três Jogos Olímpicos distintos.

"Por mais de um século, o Coliseum recebeu alguns dos mais icónicos momentos da história do desporto. Essa história continua em 2028, com a nossa cidade e a nossa região a acolher o mundo para aqueles que vão ser os melhores Jogos Olímpicos e Paralímpicos", referiu.

O edil de Inglewood, James T. Butts, manifestou o orgulho de a cidade "ter um papel tão crucial nos Jogos Olímpicos Los Angeles'2028.