O Rali Dakar 2025 teve uma reviravolta dramática na Etapa 7, quando um erro no road book lançou os concorrentes ao pódio no caos, forçou recalculos de tempo e deixou o campo dividido sobre a decisão dos organizadores de neutralizar parte da etapa. O que estava previsto para ser um extenuante percurso de 419km à volta de Al Duwadimi transformou-se num dos dias mais contenciosos do rali, reordenando a classificação e alimentando debates acalorados entre os concorrentes.


O Erro Que Mudou Tudo

Na marca dos 158km, uma nota incorreta no road book levou a grandes perdas de tempo para os principais concorrentes ao longo de um trecho de 20km. Os melhores pilotos, incluindo Henk Lategan, Yazeed Al Rajhi e Mattias Ekström, ficaram à procura de soluções enquanto a navegação se tornava quase impossível. Algumas equipas conseguiram evitar o pior, ganhando uma vantagem, mas o seu triunfo foi efémero.

Os organizadores do rali, ASO, decidiram neutralizar a seção problemática, efetivamente anulando os ganhos e perdas incorridos. Numa declaração, a ASO reconheceu o erro:
“Uma nota incorreta no road book aos 158km da especial causou que vários pilotos na frente do pelotão perdessem a orientação… Um segmento de cerca de 20km antes e depois deste ponto será, portanto, delimitado na chegada.”


As Consequências: Uma Mudança na Classificação

Quando os tempos recalculados foram aplicados, o impacto na classificação foi profundo:

  • Henk Lategan manteve a sua liderança geral, mas viu a sua vantagem sobre Yazeed Al Rajhi ser reduzida de quase oito minutos para apenas 21 segundos.
  • Mattias Ekström, que tinha perdido 23 minutos durante a seção repleta de erros, consolidou a sua posição de terceiro lugar, a apenas 10m25s de Lategan.
  • Nasser Al-Attiyah, um vencedor do Dakar por cinco vezes, teve um dia difícil, perdendo seis minutos para Ekström e caindo para quase 12 minutos do líder.

Com cinco etapas restantes, Al Rajhi encontra-se agora numa posição privilegiada para desafiar pela vitória geral e potencialmente tornar-se o primeiro saudita a vencer o Rally Dakar.


Opiniões Divididas Entre as Equipas

A decisão de neutralizar o troço de 20 km suscitou reações mistas entre os concorrentes. Mattias Ekström, que sofreu uma perda de tempo significativa durante o erro, apoiou o recálculo:
“Parecíamos palhaços no circo, por isso não foi tão divertido. Parecia haver um problema no road book, e depois, conduzimos o melhor que pudemos.”

No entanto, o seu colega de equipa da M-Sport Ford, Nani Roma, discordou, argumentando que o caos fazia parte da essência do rally:
“Isto é rally raid. Faz parte do jogo; às vezes ganhas, às vezes perdes. Espero que não cortem esta parte.”

O debate sublinha a tensão entre preservar a integridade do desporto e corrigir erros que perturbam injustamente a competição.


Destaques da Etapa 7: Moraes Brilha em Meio à Controvérsia

Lucas Moraes da Toyota Gazoo Racing venceu a Etapa 7, apesar de ter enfrentado graves problemas mecânicos na etapa anterior. No entanto, o seu dia não foi sem drama—Moraes e o navegador Armand Monleon receberam uma penalização de uma hora e desqualificação suspensa por utilizarem um telemóvel durante a zona de neutralização.

A decisão dos comissários enfatizou a gravidade da infração, alertando que qualquer repetição resultaria na desqualificação de Moraes:
“O navegador declarou que, no calor da corrida, cometeu o erro, sem perceber as possíveis consequências. O navegador pediu desculpa, reconhecendo o erro.”


O Que Vem a Seguir: O Quarto Vazio Aguarda

À medida que o rali se dirige para o Quarto Vazio, uma das etapas mais difíceis do Dakar, a navegação e a resistência desempenharão um papel ainda mais importante. Com Al Rajhi a pressionar Lategan e Ekström pronto para capitalizar quaisquer erros, a luta pela vitória geral está longe de acabar.

A Toyota continua a ser uma força dominante, mas pilotos como Ekström e Mitch Guthrie Jr., que terminou em terceiro na Etapa 7, estão prontos para manter a pressão. Entretanto, a penalização de Moraes serve como um lembrete de que até mesmo pequenos deslizes podem ter consequências significativas no rali mais difícil do mundo.


Principais Conclusões:

  • Henk Lategan lidera por apenas 21 segundos, com Yazeed Al Rajhi a emergir como um forte concorrente.
  • O erro no livro de estrada e a subsequente recalculação do tempo geraram um intenso debate sobre a justiça no rally raid.
  • Lucas Moraes reivindicou uma vitória numa etapa, mas enfrenta uma desqualificação suspensa após uma violação da regra do telemóvel.

Com apenas cinco etapas restantes, o Rali Dakar 2025 promete trazer ainda mais drama, testando os limites da resistência, habilidade e estratégia.