Diaby foi o herói na Vila das Aves na passada segunda-feira, ao fazer o golo da vitória aos 89 minutos, dando vida ao Boavista e colocando o clube, acima dos lugares de descida direta e em zona de playoff de despromoção, mas não foi caso único para o maliano, que também foi decisivo na época passada, na altura pelo Pendikspor. 

Aconteceu na jornada 9 do campeonato turco, com o Pendikspor treinado na altura pelo português Ivo Vieira, a deslocar-se a casa do Konyaspor, jogo onde Diaby começou no banco de suplentes. Os anfitriões começaram a vencer por 1-0, mas a entrada do extremo aos 59mudou o rumo do encontro. Cinco minutos depois da sua ida para campo, o Pendikspor chegou ao empate, mas o momento decisivo só chegou aos 89’. Diaby recebeu um passe fantástico de Lusamba e finalizou de pé esquerdo para dentro da baliza, dando a vitória por 1-2 à equipa de Ivo Vieira.  

Diaby chegou em fevereiro ao Boavista e soma a sua quinta titularidade consecutiva, em dez jogos pelos axadrezados. Primeiro golo surgiu logo num momento importante para o clube, sendo o da vitória frente ao Aves SAD. Deverá estar nas escolhas iniciais de Stuart Baxter para o dérbi da Invicta do próximo domingo, mais um duelo importante para as panteras na luta pelo lugar no play-off de despromoção.