Com as quatro equipas da Proliga que permaneciam em prova nos oitavos de final da Taça de Portugal – Portimonense, Vasco da Gama, Sangalhos e Ginásio Figueirense - a não terem resistido à entrada dos clubes da Liga Betclic, V. Guimarães e Benfica dão, este sábado (14h30), início dos quartos de final do troféu que irá definir quem vai à Final Four, entre 21 e 23 de março, em Matosinhos.

Na corrida mantêm-se os três vencedores das últimas cinco edições: FC Porto (2018/19, 2023/24), Sporting (2019/20, 2020/21, 2021/22) e Benfica (2022/23), e nenhum irá enfrentar um dos outros, mas visita dos tricampeões nacionais a Guimarães adquire expectativa maior depois de, há uma semana, os homens de Miguel Miranda, terem travado a sequência de nove triunfos do FC Porto no campeonato (100-97, a.p.).

Serão os vimaranenses capazes de quebrar a invencibilidade das águias, imbatíveis em competições nacionais desde 17 de março de 2024, quando perderam a final da Taça de Portugal para os dragões?   

«Eles estão num momento bom. No último jogo ganharam ao FC Porto, que é uma das grandes equipas deste campeonato. São das melhores formações em termos de talento ofensivo, com muitos elementos capazes de marcar e produzir pontos. É um conjunto também muito alto – aí teremos algumas dificuldades devido às ausências –, e têm um jogo interior muito poderoso. É uma final, digamos assim. Quem perder fica fora da Taça. Jogar no campo do Vitória é sempre difícil, portanto, vamos ter de estar ao nosso melhor nível», analisou o treinador  Norberto Alves à BTV.

«Teremos de procurar limitar o talento ofensivo deles. As questões defensivas vão ser decisivas. Nos ressaltos que dão posses de bola, não será fácil conquistar mais ressaltos do que eles. Espero que aí não haja um grande desnível, para que possamos ter boas hipóteses», completou.

Note-se que, ainda a 4 de janeiro, o Benfica saiu do Pavilhão Unidade Vimaranense com uma tranquila vitória por 68-89, em embate a contar para a 11.ª jornada da Liga.