
A componente solidária está sempre associada à Festa do Basquetebol Juvenil. Este ano, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira, decidiu entregar o cheque donativo, no valor de 3.188 euros, ao Agrupamento de Escutas 1009 de Paderne.
A iniciativa, que contou uma vez mais com a contribuição de todos os participantes da Festa do Basquetebol, desde atletas e treinadores a pais e dirigentes, decorreu na manhã desta sexta-feira, na sede do Agrupamento, em Paderne, pequena aldeia do concelho de Albufeira, onde também estiveram presentes Manuel Fernandes, presidente da FPB, Sara Ferreira, vice-presidente da FPB, José Carlos Rolo, presidência da CM Albufeira, e ainda Cristiano Cabrita, vice-presidente da CM Albufeira.
Num curto discurso, José Carlos Rolo agradeceu aos cerca de 30 jovens que hoje marcaram presença na sede de Agrupamento para receber o cheque donativo. "Este valor é para a vossa organização, para o vosso agrupamento", começou por dizer, elogiando de seguida todo o trabalho feito pelas responsáveis pelo Agrupamento. "As vossas chefes têm tratado muito bem de tudo, como pudemos ver. Está tudo muito bem organizado. Vocês também têm de participar sempre nessa organização. Vocês são meninos muito bem comportados, basta um apito", brincou.
Já Manuel Fernandes fez várias comparações aos valores que se aplicam no Agrupamento de Escutas 1009 de Paderne e na Festa do Basquetebol, que se realiza até domingo pelos pavilhões de Albufeira.
"Estamos aqui em Albufeira porque temos um evento que se chama Festa Nacional do Basquetebol Juvenil. E porque é que chamamos Festa? Porque achamos que 'campeonato' é muito pouco. Queremos invocar aqueles valores que vocês aprendem aqui desde pequeninos, de companheirismo, do respeito, do servir os outros, de ajudarmos à construção de um planeta melhor. Nós, com este Basquetebol Solidário, queremos lançar uma semente de responsabilidade social. Incutir nos nossos jovens este espírito de partilha com os que têm mais dificuldades. No Basquetebol queremos que eles sejam grandes jogadores, mas também cidadãos de corpo e alma", disse.
O líder da FPB fez questão de justificar o porquê de o Agrupamento de Escutas 1009 Paderne terem recebido o cheque donativo deste ano. "O Corpo Nacional de Escutas é a maior organização de juventude do País, são perto de 80 mil organizados membros, contando com os dirigentes, que têm este trabalho e que aqui aprendem bons valores e vêem bons exemplos, exemplos esses que queremos que sejam para a vida", vincou, concluindo com agradecimentos à CM Albufeira: "O dinheiro não é só da Federação, é também da Câmara Municipal de Albufeira, porque nós somos uma equipa que trabalhamos há muitos anos em conjunto. Juntos, a Federação e a CM Albufeira, já criámos aqui que vocês pretendem criar aqui: companheirismo, amizade e estima. Por isso, renovo a todos o meu agradecimento por estarem todos aqui presentes."
Cada um dos participantes nesta 17.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil contribuiu com um valor simbólico de 2 euros.