O diretor da equipa Aston Martin, Mike Krack, falou sobre a desafiadora campanha da Fórmula 1 de 2024, admitindo que os resultados ficaram significativamente aquém das expectativas. Apesar de ter terminado em quinto lugar no Campeonato de Construtores, a contagem de pontos da equipa baseada em Silverstone, com 94 pontos, marcou um acentuado declínio—176 pontos a menos do que em 2023.


Uma Temporada de Declínio: “Não Podemos Estar Felizes”

A Aston Martin começou a temporada de 2024 com esperanças de construir sobre o seu forte início no ano anterior, mas o desempenho da equipa foi gradualmente a decair após a pausa de verão. Fernando Alonso, que tinha sido um performer consistente na primeira metade da temporada, conseguiu apenas 19 pontos após o verão. Entretanto, Lance Stroll não conseguiu marcar nenhum ponto durante esse mesmo período.

“Entregámos abaixo das expectativas, por isso não podemos estar felizes com como a nossa temporada decorreu,” afirmou Krack de forma direta. “Se o campeonato tivesse começado no verão, não teríamos terminado em P5.”

Krack enfatizou as dificuldades da equipa com o desenvolvimento, notando que as suas atualizações a meio da temporada não conseguiram acompanhar as equipas rivais. “Os passos que trouxemos para o carro não conseguiram melhorar o carro,” admitiu. “Agora, por dois anos seguidos, não conseguimos realmente melhorar a partir de onde começámos, mas sim recuámos.”


Dificuldades de Desenvolvimento e Alta Pressão

Krack identificou a curva de desenvolvimento pouco entusiasmante da Aston Martin como um fator chave nas suas dificuldades, destacando a incapacidade da equipa em atualizar efetivamente o AMR24 em comparação com os carros rivais.

“Independentemente de onde terminámos, a curva de desenvolvimento dos outros tem sido muito melhor do que a nossa,” explicou. “As posições de chegada das primeiras oito ou nove corridas de 2023 adicionaram muita pressão a todo o sistema.”

Esta pressão pode ter levado a decisões apressadas, sugeriu Krack, à medida que a equipa procurava soluções rápidas que não trouxeram os resultados desejados. “Deveríamos ter esperado talvez um ou dois passos até que estivessem realmente provados? Ou apenas nos precipitamos porque a pressão era alta?”


A Necessidade de Auto-reflexão

Krack enfatizou que a equipa deve adotar uma abordagem crítica e minuciosa para entender as suas falhas. “Não se pode simplesmente dizer, ‘é isto, é aquilo.’ O nível é demasiado alto para não olhar muito atentamente para o que se está a fazer,” disse.

Ele delineou a importância de analisar forensicamente as decisões, admitindo que a auto-crítica seria fundamental para reverter a tendência de subdesempenho. “Tomámos as decisões certas nos momentos certos? Fomos suficientemente eficientes na forma como implementámos as mudanças? Estas são todas perguntas que precisamos de responder.”


Perspectivas Futuras: Reconstruir para 2025

A temporada de 2024 da Aston Martin sublinhou a importância do planeamento a longo prazo e da tomada de decisões estratégicas na Fórmula 1. Embora o quinto lugar da equipa seja ainda respeitável, os comentários de Krack indicam que os processos internos e as estratégias de desenvolvimento estarão sob escrutínio enquanto procuram regressar à competitividade.

Para que a Aston Martin recupere o seu lugar, Krack e a sua equipa precisarão de abordar as questões fundamentais que têm dificultado o progresso nas últimas duas temporadas. Com uma época crítica pela frente, a pressão está sobre a equipa para entregar um carro em 2025 que possa acompanhar os principais construtores do desporto.