A temporada de Fórmula 1 de 2024 deveria ter sido o momento culminante da McLaren—uma oportunidade para destronar Max Verstappen e recuperar a glória no Campeonato de Pilotos. Em vez disso, a equipa tornou-se alvo de piadas, graças às suas controversas “Regras da Papaya.” Estas ordens de equipa, destinadas a equilibrar a rivalidade entre Lando Norris e Oscar Piastri, acabaram por sabotar a sua campanha pelo título, deixando fãs e comentadores furiosos.

“Regras da Papaya Sob Fogo”

A política das “Regras da Papaya” visava manter a harmonia entre Norris e Piastri, mas teve um efeito desastroso. O ex-piloto de F1 Tom Coronel não poupou palavras, criticando a abordagem da McLaren durante uma feroz crítica:

“Regras da papaya, vai à merda, homem!! Se algo me irritou, foram essas regras da papaya. Arranjem-se!”

O sentimento de Coronel foi ecoado por Christijan Albers, que chamou as regras de uma manobra de marketing que descarrilou a campanha da McLaren:

“Quando apresentas uma citação de marketing assim, é melhor que a sustentes. Eles não o fizeram. Estragaram tudo.”

“Oportunidades Perdidas Numa Temporada Competitiva”

Apesar de Norris ter realizado uma das campanhas mais competitivas da sua carreira, ficou a 63 pontos de Verstappen. Verstappen conquistou o seu quarto título consecutivo em Las Vegas, enquanto a estratégia desarticulada da McLaren deixou Norris sem o apoio necessário para aproveitar plenamente o potencial do seu carro.

O ponto de viragem para a McLaren ocorreu no Grande Prémio de Miami, onde a equipa introduziu melhorias que fizeram do MCL38 o carro mais rápido da grelha. A partir daí, a McLaren dominou o Campeonato de Construtores, garantindo o seu primeiro título desde 1998. No entanto, a sua incapacidade de apoiar decisivamente um único piloto custou-lhes o prémio máximo na classificação dos Pilotos.

“O Que Correu Mal?”

A recusa da McLaren em priorizar Norris como o seu principal candidato criou uma fricção desnecessária. Tanto Norris como Piastri mostraram momentos de brilhantismo ao longo da temporada, mas o compromisso da equipa com a igualdade significou que pontos críticos foram perdidos em corridas decisivas.

Enquanto Norris e Piastri demonstraram ser capazes de lutar por campeonatos do mundo, espera-se que esta rivalidade se intensifique em 2025. Sem ordens de equipa claras, a McLaren corre o risco de repetir os erros de 2024, uma vez que o diretor da equipa Andrea Stella enfrentará novamente a tarefa ingrata de equilibrar dois potenciais candidatos ao título.

“Perspetivando 2025”

Apesar das consequências, o otimismo permanece elevado na McLaren. As performances de Norris e Piastri solidificaram as suas reputações como dois dos melhores pilotos da grelha, e o título de Construtores da McLaren prova que a equipa tem o carro para competir no topo.

No entanto, a questão persiste: será que a McLaren pode aprender com os seus erros? Albers acredita que o sucesso da equipa depende de uma liderança decisiva:

“Eles precisam de decidir quem é o seu número um. Caso contrário, vai voltar a ficar confuso.”

À medida que os holofotes se viram para a temporada de 2025, a forma como a McLaren lida com os seus pilotos estará sob intensa escrutínio. Os fãs estarão a observar de perto para ver se a equipa consegue superar as suas lutas internas e finalmente entregar um Campeonato de Pilotos.